Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Agenda cultural

Projeto “Raízes históricas” vai ser transmitido pelas redes sociais

Neste sábado (16), a contação de história “Raízes Históricas” vai ser transmitida, a partir das 18h, simultaneamente pelo Facebook (@xdaquestaoproducoes), Instagram (@xdaquestaoproducoes), YouTube da Xdaquestão Produções.

O edital de projetos culturais Fique em Casa com Cultura do IMCE – Instituto Municipal de Cultura e Esportes selecionou 100 projetos de artistas petropolitanos e os produtos finais estão sendo veiculados no Canal Cultura Petrópolis, criado pelo Conselho Municipal de Cultura. Dentre os projetos selecionados está a contação de história intitulada “Raízes Históricas”, um projeto de música e contação de história que se pauta em lendas africanas, histórias de conhecimento popular e livros que usam como personagens principais homens e mulheres pretas.

A história objetiva primordialmente a valorização da pessoa preta através do respeito aos idosos, a relação com a natureza e como lidar com escolhas e emoções. A contação foi realizada pelo multiartista Ariel Barbosa, que sempre contextualiza as raízes do povo preto no Brasil e a importância dele.

Mesmo diante da veiculação no Canal Cultura Petrópolis, a Xdaquestão Produções, em parceria com a Comunicação Livre, decidiu criar uma data e horário especiais para a veiculação do material, para dar destaque ao trabalho do multiartista.

De acordo com Ariel, a história selecionada foi a obra literária “Bruna e a galinha d’angola”, que aborda a importância de árvores, flores, frutas e bichos. “Os negros que foram trazidos da África contra a sua vontade, há muitos anos, e aqui participaram como brasileiros, intimamente, do esforço de fazer do Brasil uma nação. Homens e mulheres pretos trouxeram com eles suas tradições que se tornaram tradições do Brasil como um todo e essa contação aborda um pouco desse pensamento e sentimento”, explica Ariel.

Na obra, Gercilga de Almeida escolheu a bela imagem da galinha d’angola para contar a história de como a terra ficou segura, e de como Bruna e suas amiguinhas da grande aldeia chamada Terra se afeiçoaram à Conquém, na beleza de sua pele escura pintada de pequenas bolas brancas.

A história toma vida nas palavras, gestos e interpretação do ator Ariel Barbosa. A Direção Geral e Executiva é assinada por Maurício Araújo. A diretora de produção e secretária teatral é a jornalista Carla Coelho e a produção é uma parceria entre as empresas Comunicação Livre e Xdaquestão Produções.

O projeto possui classificação livre. O vídeo vai permanecer à disposição de todos os internautas no YouTube da Xdaquestão Produções pelo link https://www.youtube.com/watch?v=3oPVXdSIRWM.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).