Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Saúde

[Esclarecendo dúvidas] Quando o uso de luvas é necessário para aplicar vacinas?

Com o início da vacinação contra a Covid-19, muitas pessoas começaram a questionar sobre a necessidade do uso de luvas por quem aplica a vacina. Desta forma, resolvemos esclarecer essa dúvida.

De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), as luvas devem ser usadas “somente com indicações específicas, como vacinadores com lesões cutâneas, presença de lesão no local de aplicação ou nas raras situações que envolvam contato com fluidos corporais do paciente. Se usadas, devem ser trocadas entre os pacientes, associadas à adequada higienização das mãos.”

A médica Isabella Ballalai, da Direção Médica da Rede Vaccini, também esclareceu essas dúvidas no site da instituição, confira abaixo:

É recomendado o uso de luvas para vacinação?

Não. Nas diretrizes internacionais e do Ministério da Saúde não exigem o uso de luvas ao administrar vacinas, a menos que a pessoa que administra a vacina entre em contato com fluidos corporais potencialmente infecciosos ou tenha uma lesão aberta na mão. Luvas, na verdade, são equipamentos de proteção para quem executa o procedimento. Se pensarmos bem, luvas que ficam em uma caixa aberta em um serviço de saúde são muito menos higiênicas do que um par de mãos limpas adequada e imediatamente antes de administrar uma vacina. De fato, as luvas podem conter mais germes do que as mãos limpas e não fornecem nenhum benefício adicional para o paciente.

Mas o uso de luvas em vacinação é proibido?

Não é proibido, mas se houver opção pelo seu uso, deveria ser trocada a cada paciente e mesmo a cada vacina aplicada (já que há manipulação das caixas de vacina) e o vacinador ainda deve lavar as mãos entre as injeções e também entre os pacientes, para remover quaisquer germes que possam ter sido transferidos das luvas para as mãos. Além disso, existem pacientes alérgicos a látex, de modo que as luvas devem ser fabricadas com outro material.

Então, se as luvas não são necessárias, o que é necessário para garantir que não haja contaminação?

Os vacinadores devem seguir as regras de boas práticas em imunização e o serviço de vacinação deve garantir as condições corretas de higiene no armazenamento. As mãos devem ser lavadas com água e sabão ou limpas com uma solução antisséptica à base de água ou álcool antes de preparar as vacinas para administração e entre cada contato com os pacientes. O local onde a vacina será aplicada deve estar limpo.

Quando as luvas são necessárias?

São necessárias no caso de punções venosas para colheita de sangue ou para a administração de soros ou medicamentos endovenosos, pois nesses casos, há risco de exposição a grande quantidade de sangue no local da punção. Nenhuma vacina é aplicada por via endovenosa.

Para injeções intramusculares, subcutâneas e intradérmicas de vacinas, luvas não são recomendadas, a menos que haja risco do profissional de saúde entrar em contato com secreções potencialmente infectadas ou tenha lesão aberta nas mãos, também se a pele do paciente não estiver intacta (eczema, queimaduras ou infecções de pele).

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).