Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Município e empresas retomam 162 horários de 27 linhas de ônibus

Em meio à pandemia de covid-19, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) garantiu junto às empresas o retorno de 162 horários de 27 linhas de transporte coletivo. Os horários estavam suspensos desde as primeiras medidas restritivas no município, em março do ano passado. Com a medida, o governo municipal busca reduzir a lotação nos ônibus e o tempo de espera dos passageiros nos pontos de embarque da cidade.

De acordo com o presidente da CPTrans, Luciano Moreira, a cobrança para a retomada dos horários vinha sendo feita desde o início de janeiro. “Desde o início do ano vínhamos dialogando com as empresas e buscando o retorno desses e outros horários. Vamos continuar este trabalho, visando garantir a operação normal do transporte público. Isso dará mais conforto e segurança aos usuários”, disse.

As tabelas com os horários atualizados dos ônibus estão sendo divulgadas nos locais de maior circulação, dentro das comunidades. “Foram priorizadas as linhas troncais, com grande concentração de demanda. Esse incremento de viagens é fundamental para garantir a operação do transporte público dentro da normalidade”, explica o presidente da companhia.

Vereador pede informações sobre manutenção, revisão e renovação dos ônibus em Petrópolis

O vereador Yuri Moura (PSOL) protocolou um requerimento de informações na Câmara Municipal de Petrópolis onde solicita à CPTrans informações sobre a manutenção, revisão e renovação dos ônibus, em especial das linhas 420 – Petro Ita – Meio da Serra e 510 – Cascatinha – Vale dos Esquilos, o primeiro, com a roda quebrada, prejudicou moradores do bairro e o segundo se envolveu em um acidente na última semana.

A justificativa do requerimento indica que, em posse das informações oficiais, é possível atuar por ajustes e melhorias na prestação do serviço concedido pelas empresas de ônibus em Petrópolis. Além disso, sinaliza que mesmo após as licitações mais recentes, os inúmeros problemas no transporte público continuam. “As reclamações dos usuários e rodoviários são recorrentes. O serviço é ruim. Vamos fiscalizar para que ocorram as manutenções necessárias, além de uma renovação da frota atual. O objetivo é garantir mais segurança aos rodoviários e melhor transporte para a população”, afirmou Yuri.

O pedido do vereador solicita o histórico e o cronograma de manutenção, revisão e renovação das frotas de ônibus, a confirmação se a CPTrans ou outro órgão municipal, com poder fiscalizatório, realizou vistoria, análise ou visita técnica junto às empresas de ônibus concessionárias nos últimos dois anos e se houve, no mesmo período, multa de qualquer espécie, decorrente de inadequação do serviço ou descumprimento de alguma cláusula contratual.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).