Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Educação

Parceria entre Petrópolis da Paz e UCP oferece estágio para alunos de Direito e Psicologia

Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Petrópolis e a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) vai oferecer estágio prático para alunos da universidade dos cursos de Direito e Psicologia no Programa Petrópolis da Paz. Ao todo, são 67 estudantes.

Participam 35 estudantes do sétimo período de Direito e 32 alunos dos últimos períodos do curso de Psicologia. Os universitários realizam desde março um curso de 40 horas de forma on-line. Na última semana, os alunos iniciaram o estágio presencialmente. O treinamento é voluntário e oferece Horas de Atividades Acadêmicas Complementares (AAC).

Os estagiários de Direito receberão capacitação, atuando em todas as áreas da Mediação de Conflitos. A primeira etapa é a prática em delegacias, com o objetivo do encaminhamento pessoas em vulnerabilidade que chegam à unidade com casos que podem ser resolvidos com o diálogo na Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos.

Na Câmara, os estagiários participam juntos com os mediadores judiciais e voluntários, a promover a Cultura de Paz através da formação individual e sistemática. Com todo trabalho, é possível desafogar as ações no judiciário, com acordos que beneficiam as duas partes envolvidas.

Já os alunos de Psicologia realizam atendimentos junto com a equipe, atuando em Mediações Escolar e Restaurativa. “A partir dessa experiência, eles podem o conhecimento e a vivência da área com situações práticas. Com isso, os alunos também trazem para a equipe um olhar diferente sobre os casos”, explica Elsie-Elen Carvalho, coordenadora do Programa Petrópolis da Paz

Para evitar aglomerações na sede da instituição, os estagiários serão escalonados durante os dias. “Essa parceria traz um sentimento de felicidade, em poder ajudar estudantes com experiências que serão úteis em sua carreira profissional. A intenção é alcançar mais alunos. A UCP já sinalizou positivamente o interesse para os cursos em mestrado de Psicologia. Estamos bem otimistas”, comemora Elsie-Elen.

O estágio presencial é realizado sede do programa, na Av. Ipiranga – 193. O programa tem parceria com todas as secretarias municipais, além do Tribunal de Justiça, Delegacias de Petrópolis, Conselho Estadual e Municipal de Segurança Pública, Procon, Conselho Tutelar e Universidades. Neste período de pandemia, o serviço continua funcionado. As pessoas podem entrar em contato pelo WhatsApp, através do número: (24) 98858-4891.

O Programa Municipal de Pacificação Restaurativa Petrópolis da Paz começou em 2017, através da Lei n° 7.532, com a finalidade de buscar soluções para os conflitos apresentados e as mudanças na busca da inclusão e paz social de toda a comunidade. Atualmente o serviço é uma referência no Brasil.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).