Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Agenda cultural

Projeto “IMC nas Redes – Conversas Culturais” é lançado nesta quarta

Nesta quarta-feira (12), o Instituto Municipal de Cultura estreia um novo projeto, o IMC nas Redes – Conversas Culturais. Serão realizadas lives nas redes sociais da Prefeitura de Petrópolis (Canal de Youtube e Facebook), às 19h, visando promover encontros entre agentes culturais, instituições de relevância, especialistas nas áreas dos diversos segmentos, procurando agregar informações e conhecimento. O primeiro tema abordado será a música, os músicos e o marketing cultural.

O evento conta com a mediação da gerente do Centro de Cultura Raul de Leoni, Catarina Maul. Da roda de conversa participam Rike (Marã Música), Nathália Pandeló (Build up Media), Paulo Maganinho (Coletivo Mostarda), além dos músicos Cesar Nascimento e Durango Kid. O Instituto Municipal de Cultura tem a feliz missão e a obrigação de escutar quem vivencia a cultura todos os dias.

“Enquanto as portas dos espaços culturais não podem ser abertas ao grande público devido à pandemia, as lives têm sido uma das soluções encontradas para estabelecer relações interpessoais entre as pessoas. Não é diferente com os agentes culturais, artistas e público. Estou muito animada para essa roda de conversa com tantas referências no assunto”, disse Catarina Maul.

Sobre os participantes:

Rike (Henrique Garcia Roncoletta) é músico, líder, fundador, vocalista e compositor da banda de rock alternativo NDK (quase 50 mil seguidores no Instagram) e empresário. É CEO e fundador da Marã Música, empresa de marketing musical especializada nas relações públicas dentro do setor e, recentemente, também anunciou o lançamento do seu segundo selo de distribuição, dessa vez em uma sociedade com o também músico Gabriel Thomaz, dando origem ao “Maxilar”. Rike, apesar de paulista, agencia e empresaria bandas por todo o território nacional.

A Build up Media estará representada por Nathalia Pandeló, jornalista, assessora de imprensa e fundadora da empresa junto de Daniel Corrêa, em 2013. Em 8 anos de mercado, a BUM foi de uma iniciativa promissora a uma das principais empresas de comunicação voltada para artistas e vencedora do Prêmio Profissionais da Música 2019. Músicos, fotógrafos, escritores e artistas plásticos já passaram pela sua carteira de clientes. Embora esteja situada em Petrópolis, a Build Up Media atua divulgando projetos, lançamentos e eventos em todo o Brasil, além de representar artistas estrangeiros em solo nacional.

O Coletivo Mostarda será representado no encontro por Paulo Maganinho. Fundado em novembro de 2020 por Felipe Duriez, Paulo Maganinho, Pedro Caldara e Ronald Paini, o coletivo petropolitano é formado por amigos músicos que somam seus conhecimentos adquiridos em suas carreiras artísticas  para a produção de conteúdos criativos e, principalmente, que possam agregar valor aos artistas que representam. Seus últimos trabalhos, em 2021, foram desenvolvidos com os ícones petropolitanos Jorge Amorim (baterista) e Pestana (vocalista, compositor, poeta), uma parceria com a banda The Mountain Season.

O cantor e compositor César Nascimento, da tribo musical do Maranhão, desenvolveu sua formação e trajetória musical pelo norte e nordeste. Pulsa em suas veias o reggae de salão, o bumba meu boi e o tambor de crioula. A sonoridade singular do seu trabalho é resultado do convívio com ritmos maranhenses com a levada peculiar do seu violão e outros ritmos urbanos. Construiu sua carreira entre o Rio de Janeiro e o Maranhão, participando de festivais musicais, fazendo shows em diversos estados do Brasil e gravando vários discos. Em 2002, lançou seu quinto álbum, “Serenin”, retomando suas raízes musicais e matando a saudade de São Luis do Maranhão, para quem produziu um trabalho referencial que é o DVD Ilha Magnética, com participação de Alcione, Ferreira Gullar, entre outros. Uma parte desse trabalho, que une a vida do próprio artista ao seu amor pela ilha, foi gravado em Petrópolis, onde reside. Atualmente, César Nascimento está com 13 discos lançados e com novos projetos em andamento, como o Balaio de NeNa, com 9 composições inéditas, em parceria com o poeta e compositor Márcio Negócio.

Durango Kid, rimador e articulador cultural petropolitano, é uma das principais referências do Hip Hop em sua cidade, que já representou, com destaque, em importantes batalhas de rima do país, como Duelo MTV, Festival Hutúz e Liga dos Mcs. Lançou em 2011 seu primeiro trabalho solo, DeMonstroAtivo, vendida pelo próprio artista para mais de 5 mil pessoas. Sempre envolvido coletivamente com a arte, nos últimos anos vinha se dedicando prioritariamente à banda GotamCRU & Os Curingas, projeto que levou o cantor a se apresentar em palcos importantes da cena carioca como Imperator, Ganjah, Teatro Popular Oscar Nyemeyer e Festival Sesc de Inverno. Em 2019, a banda lançou o disco Tributo Ao Original, onde DurangoKid atuou como cantor, diretor artístico e produtor executivo. O trabalho foi acompanhado por dois videoclipes com a coordenação do artista que também é bacharel em Produção Cultural. O artista também possui projetos solo e seu último lançamento foi o vídeo DKMERON – Uma Epifania Digital.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).