Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Agenda cultural

Leitura dramatizada “O império e o 16 de março” acontece neste sábado

Neste sábado (22), a leitura dramatizada “O império e o 16 de março” será veiculada nas redes sociais da Xdaquestão Produções, às 18h. Um dos projetos vencedores do edital Fique em Casa com Cultura, promovido em 2020, pela Prefeitura Municipal de Petrópolis, conta com texto e interpretação da atriz petropolitana Tatiana Mesquita. O Diretor Geral e Executivo é Maurício Araújo e a Diretora de Produção e Secretária Teatral, a jornalista, Carla Coelho.

Tatiana Mesquita é atriz, apresentadora, jornalista e produtora cultural. Responsável por inúmeros espetáculos teatrais e stand-ups em Petrópolis com artistas como: Marcelo Serrado, Dedé Santana, Eri Johnson, Fernanda Souza, Rafael Portugal, Sérgio Mallandro e Paulinho Gogó, dentre outros. Foi curadora do Teatro da FASE, estimulando o relacionamento de artistas e grupos (da cidade e de fora) para a realização de apresentações no espaço e fora.

Fez parte da Comissão do Scena Serrana e realizadora do festival de teatro da cidade. Sua experiência em eventos teve início na época da faculdade no Rio de Janeiro, onde durante dois anos trabalhou para a filial brasileira da X-Type Music, tendo atuado ainda na assessoria e planejamento de turnês de DJs nacionais e internacionais no Estado. Como produtora e assistente de direção produziu os espetáculos de fechamento de temporada das turmas do curso Nova Geração de Talentos e da elogiada performance teatral “ O Império e a 16 de Março”, com direção de Ariel Barbosa, que incluiu na história o anjo Rafael – cuidador de D. Pedro II.

O material original foi criado para uma apresentação pública na rua, especialmente na Rua 16 de Março, no coração do Centro Histórico. A leitura dramatizada se iniciava com o Imperador D. Pedro II e a Imperatriz Tereza Cristina caminhando no início da Rua 16 de Março, conversando como um casal sobre peculiaridades do dia a dia, até que se dão conta de onde estão. No decorrer do passeio eles se encontram com Paulo Barbosa, Major Koeler e Rafael. Eram nesses momentos de encontro que trechos da história sobre a fundação da cidade a povoação de Petrópolis eram citados, sempre tendo como norteador a visão interna de cada um dos personagens.

Para a leitura, Tatiana se apropriou de adereços cênicos como leque, gravata borboleta, suspensório e chapéu para dar vida aos personagens. A leitura é densa e simples, num mix que valoriza essencialmente o trabalho da atriz e as informações que estão sendo compartilhadas.

A veiculação será realizada simultaneamente no Facebook @xdaquestaoproducoes e no YouTube Xdaquestão Produções.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).