Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
CidadeHistória

[Você sabia?] Curiosidades sobre a colonização alemã em Petrópolis

Com mais de 30 anos de Bauernfest e muita história para contar, o Turispetro listou algumas curiosidades sobre a colonização germânica em Petrópolis, confira abaixo algumas delas:

– Em 24 de abril de 1845 chegou ao Rio de Janeiro, o navio francês “Virginie”, vindo de Dunquerque, com os primeiros colonizadores germânicos. Eram 161 pessoas que foram acomodadas primeiro em Niterói, depois partiram para o Rio de Janeiro em barcas a vapor, seguindo depois para o Porto da Estrela, e daí a pé pelo Meio da Serra até a Fazenda do Córrego Seco.

– O ensino era obrigatório e no primeiro semestre de 1846, foram matriculados aproximadamente 400 filhos de colonos. Para educar essas crianças, o Major Koeler contratou seis professores bilíngues.

– O Colégio Santa Catarina, das irmãs da ordem de mesmo nome, foi fundado com o objetivo de educar meninas descendentes de alemães.

– Os frades franciscanos chegaram a Petrópolis em 1896 para prestar assistência religiosa aos colonos.

– No fim de 1845, residiam 1921 alemães em Petrópolis, dos quais 711 eram evangélicos luteranos.

– Os colonos que aqui chegaram não eram na sua maioria agricultores e tinham as mais variadas profissões, como biscoiteiro, sapateiro, cozinheiro, cervejeiro, gravador, padeiro e parteira.

Sobre a foto que ilustra a matéria

Esta fotografia foi tirada na ocasião de uma homenagem aos colonos alemães de Petrópolis, nas pessoas dos mais antigos representantes que ainda moravam na cidade. A festa foi promovida pelo Liceu de Artes e Ofícios no Palácio de Cristal. Vê-se, entre outras pessoas, o prefeito de Petrópolis, Yeddo Fiuza (Crédito: acervo digital do Museu Imperial / Ibram / MTur)

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).