Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Projetos Sociais

Cerca de 300 famílias já foram atendidas pelo projeto Petrópolis Sem Fome

Já o "Pet Sem fome" vai arrecadar rações para as famílias que possuem animais e estão com dificuldades de alimentá-los.

Recentemente, a rede de solidariedade “Petrópolis Sem Fome”, uma parceria da sociedade civil junto à Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal (CEADH), presidida pelo vereador Yuri Moura, lançou em suas redes um balanço do primeiro mês da campanha. A iniciativa, que busca amenizar a situação delicada de famílias que vivem com a insegurança alimentar e nutricional no município, tem impulsionado a arrecadação de alimentos e auxiliando as ações de solidariedade já existentes. Do início da campanha até aqui, foram cerca de 300 famílias atendidas através das instituições parceiras e mais de 2,5 toneladas de alimentos arrecadados.

Apesar do saldo positivo, faltam alimentos para a grande demanda das instituições parceiras. Por isso, o projeto tem buscado outras formas de arrecadação. Uma delas é a parceria com artistas petropolitanos que deu origem ao Petrópolis Com Arte. A iniciativa é da artista petropolitana Martha Werneck, doutora em Artes Visuais e professora na Escola de Belas Artes da UFRJ. Ela montou uma rifa beneficente com uma de suas obras e arrecadou fundos para a compra de 51 pacotes de leite em pó integral e 43 cestas básicas, posteriormente doadas para instituições parceiras do Petrópolis Sem Fome.

“Nossa intenção é engajar o público e artistas para ajudar no combate à fome, durante esse período tão difícil de pandemia, retirada de direitos e falta de assistência dos poderes públicos. A primeira campanha foi com obra de minha autoria, um par de pinturas em óleo sobre metal da série Pequenas Ofélias e Icebergs e conseguimos arrecadar R$3.600,00. A próxima artista participante será Daniela Versiani, também petropolitana e pintora e já temos outros artistas interessados em ajudar. Quem sabe a próxima obra de arte vá morar na sua casa?”, brincou Martha.

Outra novidade do projeto é a arrecadação de rações para as famílias que possuem animais e estão com dificuldades de alimentá-los. O “Pet Sem Fome”, como está sendo chamado, já possui pontos próprios de arrecadação (lista ao fim da matéria) e também vai contar com o apoio da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, através do acompanhamento do vereador Domingos Protetor. Patrícia Quintas, voluntária e defensora da causa animal, acredita que a campanha pode ajudar na diminuição do abandono dos animais por parte das famílias que estão em situação de miséria:

“Muitas famílias que estão passando necessidade são tutoras de animais e estão com dificuldade para alimentá-los e isso, em alguns atos de desespero, leva ao abandono do animal. Então, estamos cadastrando estas famílias e vamos ajudá-los com a arrecadação de ração. Muitas pessoas não conseguem doar em grande quantidade, como grandes sacos de ração, mas se cada um doar um pouquinho, mesmo que seja 1 kg, já ajuda bastante”, disse.

Mais de 25 instituições, organizações ou ações solidárias de amigos se inscreveram no Petrópolis Sem Fome, que conta também com o apoio de mais 40 voluntários cadastrados na rede. A arrecadação dos alimentos está sendo feita em 5 pontos parceiros no Centro, Independência, Itamarati, Araras e Posse. Mas existem também pontos espontâneos, que podem ser organizados por qualquer pessoa que queira ajudar, arrecadando alimentos em seu prédio, casa ou trabalho. Basta uma caixa para o recolhimento e um aviso ao time de logística do projeto para definição do dia de coleta dos alimentos, o que pode ser feito através do WhatsApp: (24) 98829-7199.

“Tivemos um bom começo e nossa rede de solidariedade tem dado certo! Fico feliz em ver o engajamento de tanta gente boa na luta contra a fome em Petrópolis. É claro que o combate à miséria é também um dever do poder público, por isso defendo projetos como o Renda Básica e sou parceiro das ações em Assistência Social, mas a demanda é enorme e as pessoas precisam de ajuda em suas urgências, então a solidariedade e a parceria com a sociedade civil é fundamental!”, aponta o vereador, presidente da CEADH, Yuri Moura.

Além das arrecadações, o projeto tem promovido a troca entre as instituições parceiras. A CUFA Petrópolis e a Renovar Petrópolis, por exemplo, vem apoiando as demais instituições do projeto com arrecadações obtidas em parceria com projetos nacionais, contribuindo com a rede de solidariedade. Na próxima semana será divulgado o boletim de transparência de Junho, a previsão é fechar o mês alcançando o número total de mais de 600 famílias atendidas.

Quem puder ajudar o “Petrópolis Sem Fome” e também a campanha para os animais, “Pet Sem Fome”, pode doar nos pontos de arrecadação listados abaixo ou entrar em contato com a organização através das redes do projeto: facebook.com/petropolissemfome e no Instagram @petropolissemfome.

Pontos de Arrecadação:

CENTRO

Mahara Tattoo e Piercing e Lust Company

Galeria Arcádia 31, loja 09

Horário de funcionamento: Seg a sábado

11h às 19h

INDEPENDÊNCIA

Centro Educacional Comunidade São Jorge

Rua Leonor Maia, 99

Horário de funcionamento: Seg a quinta

10h às 16h

ARARAS

Associação dos Amigos do Bairro Jardim Araras

Estr. Bernardo Coutinho, 9435

Horário de funcionamento: Seg a sexta

8h às 13h

ITAMARATI

Creche São José do Itamarati

Rua Quissamã, 2012

Horário de funcionamento: Seg a quarta

11h às 16h

POSSE

Praça CEU

Estr. União e Indústria, 32877

Horário de funcionamento: Seg a sexta

8h às 17h

PET SEM FOME:

Vila Macedo Rações – Vila Macedo, 18 (próximo ao Ed. Banespa) – Centro

Auqmia – Rua dr Nelson de Sá Earp 49 – Centro

Canídeo Comércio de Rações: Rua Coronel Duarte da Silveira, 264 – Duarte da Silveira

Quarteirão Pet: Rua Ingelheim, 486 – Quarteirão Ingelheim

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).