Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Agenda cultural

Festival Sesc de Inverno vai contar com poesia nas ruas

Trechos de poemas de Brenda Lima, Casulo, Deborah Simões, Gabriel Araújo, George Pacheco, Helena Arruda, Helmo da Gama Santos, Paulo Reis, Rômulo Santos, e Vidocq Casas (in memorian), todos poetas dos territórios da serra, irão compor os intervenções em Lambe Lambe nos espaços urbanos das cidades que realizam o Festival de Inverno 2021. A ação é uma parceria com o  projeto Lambes Brasil, convidado pelo Sesc Rio a pensar em conjunto formas diversas de se fazer presente em tempos de recolhimento e isolamento social.

Versos, ritmos, rima, rua e muros andam juntos há milênios. Não é à toa que por vezes as pinturas rupestres aparecem acompanhadas, aqui e acolá, de ligeiros versos, dando cor e sabor aos desenhos de um tempo antigo, mas não distante. O gosto instintivo da humanidade pelo ritmo, a harmonia e dispositivos de invenção estão na origem do que compreendemos como poesia. E não foi pra fazer graça que Platão, no desenho da sua República, resolveu expulsar justamente os poetas: o gosto pela criação, sempre próximo dos improvisos e das belezas costuradas por imagens, parecera nocivo àquela noção de cidade toda contaminada pela ideia de pureza.

Trazer o poema para o espaço público, ocupar as paredes e muros com versos, contaminado o código publicitário com arte é uma maneira de exercitarmos, coletivamente, um outro modo de habitar o mundo, destituído do automatismo que o cotidiano por vezes nos obriga a conviver. Por vezes associado ao livro, e por extensão um momento exato de apreciação, modelo exato de leitura e contemplação, a presença do poema nas ruas é também uma forma de intervir na rotina do que se entende por leitura e por poema, democratizando acessos e possibilidades de vida em sociedade.

O Festival Sesc de Inverno acontece entre os dias 16 e 25 de junho, com programação híbrida.

Fonte: Sesc RJ

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).