Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

Mulheres que engravidaram após a primeira dose da AstraZeneca devem concluir esquema vacinal com a Pfizer

Mulheres vacinadas contra a Covid-19 com o imunizante da AstraZeneca que se tornaram gestantes após receberem a vacina, podem concluir o esquema de vacinação com o imunizante do laboratório Pfizer/Biontech. No início deste mês, a Secretaria de Estado de Saúde já havia recomendado que gestantes que receberam a vacina da AstraZeneca concluam o esquema de vacinação com as vacinas da Pfizer. Em Petrópolis 20 grávidas que receberam a vacina da AstraZeneca deverão concluir o esquema de vacinação em agosto, recebendo a segunda dose do laboratório Pfizer.

“O estado já havia feito esta recomendação para as gestantes vacinadas com a AstraZeneca. Agora, a medida está sendo ampliada para que possamos garantir que aquelas mulheres que entraram em gestação neste período de intervalo entre a primeira e a segunda dose também possam concluir de forma segura o esquema de vacinação”, explica o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho, frisando que é importante que aquelas mulheres que estão nos primeiros meses de gestação informem às profissionais de Saúde no ponto de vacinação sobre a gravidez.

No momento da vacinação é necessário que as gestantes assinem um termo esclarecendo que estão cientes sobre a conclusão do esquema vacinal com imunizantes de laboratórios diferentes. A vacinação de gestantes com a AstraZeneca foi suspensa em 11 de maio por orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Em Petrópolis, a vacinação de gestantes vem sendo feita nos pontos de vacinação da UCP campus Benjamin Constant, no Centro, e do Parque Municipal, em Itaipava. A orientação do Ministério da Saúde é de que as grávidas sejam vacinadas somente os imunizantes CoronaVac/Butantan, ou Pfizer/Biontech. Já aquelas que receberam a primeira dose da AstraZeneca devem concluir o esquema de vacinação com a Pfizer.

Podem se cadastrar no site da prefeitura para a vacinação:

–  Pessoas com mais de 40 anos sem comorbidades;

–  Gestante, puérperas e lactantes (mães de bebês menores de 2 anos) com e sem comorbidades acima de 18 anos. Importante destacar que gestantes e puérperas devem apresentar laudo indicando que estão aptas a receber a vacina e lactantes devem apresentar declaração ou laudo que comprove que estão amamentando;

– Profissionais de Transporte Coletivo Rodoviário, motoristas de transporte escolar cadastrados junto a CPTrans e caminhoneiros (carteiras de habilitação C ou E) – maiores de 18 anos;

– Profissionais da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior e ensino profissionalizante;

– Trabalhadores da saúde com mais de 18 anos;

– Pessoas com comorbidades e deficientes maiores de 18 anos;

– Pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos;

– Pessoas com autismo maiores de 18 anos;

– Idosos com mais de 60 anos (aqueles que perderam o chamamento feito anteriormente).

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).