Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Agenda cultural

Festival de Inverno Dell’Arte começa nesta quarta-feira com atrações gratuitas

Nesta quarta-feira (15) tem início o 20º Festival de Inverno de Petrópolis, realizado pelo Instituto Dell’Arte. Este ano, em uma nova versão: com concertos presenciais e on-line.

Já pela manhã, às 10h, as crianças poderão assistir às Oficinas de Poesia e Abayomi no canal do YouTube do Festival.

Às 18h30, o Salão Nobre da UCP será palco dos shows de três artistas locais: VINNYTZ, Lala Valone e Tibí e, às 20h, a Capela da UCP receberá o Quarteto Atlas, composto por Ricardo Amado e Carlos Mendes no violino, José Ricardo Taboada na viola e Ricardo Santoro no violoncelo. No programa, obras de Gnattali, Villa-Lobos e Beethoven. Tanto no Salão Nobre quanto na Capela da UCP será permitida a presença do público.


Mais em: Confira a programação do 20º Festival de Inverno de Petrópolis


Já no YouTube do Festival, a partir das 19h30, os artistas Alfredo Del Penho e Marcos Sacramento vão mostrar o suingue do samba e da MPB. As apresentações serão precedidas por uma entrevista com os músicos a cargo do jornalista Rodrigo Alzuguir.

Todos os eventos são gratuitos e precedidos de comentários, visando o melhor aproveitamento dos espetáculos. Para a Campanha da Solidariedade, tradicionalmente realizada pelo Festival, pede-se a doação de 1 kg de alimento não perecível, a ser entregue no local do evento.

Para os eventos presenciais, o Festival seguirá todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, indicados pelos órgãos competentes, incluindo a exigência do uso de máscara, a disponibilização de álcool gel e o distanciamento social. O número de visitantes também será limitado, com indicação de horário de entrada e tempo de permanência.

O Festival de Inverno é patrocinado pela Enel Distribuição Rio e Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Secretaria de Cultura e Economia Criativa – Governo do Estado Rio de Janeiro, com o Apoio Institucional Prefeitura Municipal de Petrópolis, Instituto Municipal de Cultura e Universidade Católica de Petrópolis, Instituto Dell’Arte e realização Stretto Eventos.

10h – Oficina de Poesia – dellarte.com.br/festival – on-line

A oficina tem como meta apresentar o gênero literário, sua construção passo a passo, desde a escolha do tema, até a escolha de palavras, o que é e como fazer rimas. Além da construção das poesias em si, a oficina vai demonstrar que a poesia é uma arte que está relacionada com a leitura, com a impostação da voz, o corpo do leitor, o que se espera com a escuta. Duração: 40min / Oficineira: Andrea Dutra

10h – Oficina de Abayomi – dellarte.com.br/festival – on-line

Abayomi é o nome dado às bonecas de tecido negro, feitas sem cola, sem costura, sem olhos, sem estrutura interna e sem detalhes – apenas com nós, dobraduras e cortes – ou rasgos.  A proposta tem como meta contar a história, ensinar o passo a passo para a elaboração da boneca e abordar, de forma lúdica, que pequenos gestos são vitais.  Duração: 40min Oficineiro: Ariel Barbosa

19h30 – Alfredo Del Penho – dellarte.com.br/festival – on-line

Consagrado no cenário da MPB, Del Penho é músico, arranjador, compositor e pesquisador. É fundador e diretor musical da companhia Barca dos Corações Perdidos, que se dedica a projetos autorais  de aprofundamento na pesquisa sobre o teatro musical brasileiro. Com Ruy Castro, participa do grupo na consolidação do  Novo Museu da Imagem sendo ainda curador, ao lado de Pedro Luís, do Festival TOCA – Toda Canção, dedicado à promoção de shows, concursos e debates. Tem 10 prêmios pela direção musical e composição de trilhas originais, Faz parte do júri de samba de enredo no grupo especial do carnaval do Rio de Janeiro há cinco anos.

PROGRAMA

  1. Caboclaria– Alfredo Del-Penho, Luiz Antônio Simas
  2. Samba com Dengo– Angela Suarez, Paulo César Pinheiro
  3. Não Tem Mais Fim– Alfredo Del-Penho, Zélia Duncan
  4. Longe de Tudo– Alfredo Del-Penho, Zélia Duncan
  5. Quando Te esqueci– Alfredo Del-Penho
  6. Tudo é Milagre– Alfredo Del-Penho
  7. Espelho– João Nogueira, Paulo César Pinheiro
  8. Depois da hora– Alfredo Del-Penho, Joyce
  9. Desengaiola– Alfredo Del-Penho, Pedro Miranda
  10. Salto no abismo– Alfredo Del-Penho, Bráulio Tavares
  11. Teresa– Alfredo Del-Penho
  12. Rudá– Alfredo Del-Penho
  13. Mantém Isso Aí– Alfredo Del-Penho, Nei Lopes
  14. Pra quem quiser escutar– Alfredo Del-Penho, João Cavalcanti
  15. Desafios– Alfredo Del-Penho, Moyseis Marques
  16. Fuzuê– Alfredo Del-Penho, Chico César

19h30 – Marcos Sacramento – dellarte.com.br/festival – on-line

O show Na Cabeça traz ao público o lado camerístico do duo Sacramento – Luiz Flávio Alcofra, interpretando clássicos da nossa música popular, valsas e serestas inesquecíveis, além de sambas e composições próprias. Marcos Sacramento é também compositor e ator com mais de dezesseis álbuns gravados, recebeu indicações ao Grammy Latino e ao Prêmio da Música Brasileira. Compositor, arranjador e professor em diversas instituições, dentre elas a UNIRIO e Escola Portátil, atua como músico nos grupos “Terno Carioca”, “Cordão do Boitatá” e “Água de Moringa”, e no “Quarteto Alevare”.

PROGRAMA – repertório do show Na Cabeça.

SALÃO NOBRE DA UCP – COM PRESENÇA DO PÚBLICO

18h30 – VINNYTZ

Austrália, seu primeiro single, lançado em 2020, conquistou o segundo prêmio na primeira edição do Festival da Música Petropolitana. Aos 22 anos, o compositor e multi-instrumentista se prepara para o lançamento do seu primeiro EP, Diamantes do Tempo. Com influências de rap, rock, R&B, pop music e funk. Os singles Achei o seu brincoOlha o Matte! e Me complica, começam a ser lançados em setembro nas plataformas digitais Vinnytz já foi vocalista de duas bandas, tendo se apresentado em importantes palcos e festivais da cidade, como o Parque de Exposições de Itaipava, Theatro D. Pedro, Moto Fest e Solstício do Som.

PROGRAMA

  1. Diamantes do Tempo– Vinnytz
  2. Olha o Matte!– Vinnytz
  3. Achei o seu brinco– Vinnytz
  4. Me complica– Vinnytz
  5. [Mashup]Reza Vela (O Rappa)Zóio de Lula / Como Tudo Deve Ser (Charlie Brown Jr.)
  6. The Scientist– Coldplay
  7. Drive– Incubus
  8. Redbone– Childish Gambino
  9. Passionfruit– Drake
  10. Relicário– Nando Reis
  11. Andei Só– Natiruts
  12. Austrália– Vinnytz

SALÃO NOBRE DA UCP – COM PRESENÇA DO PÚBLICO

19h40 – Lala Valone

Com mais de 100 mil plays em seus vídeos de covers das redes sociais, a vencedora do Festival de Música Autoral de Petrópolis, Lala Valone é, com 21 anos, uma das mais talentosas artistas independentes surgidas nos últimos anos na cena petropolitana. No show ela é acompanhada pelo instrumentista João Victor.

PROGRAMA

Tiro ao álvaro 

Trem das onze 

Carinhoso

Wave

Chove chuva

Por causa de você

Várias queixas

Sozinho e amado – Caetano Veloso e Marisa Monte

Drão

Mistério do planeta

Mas, que nada

País tropical

SALÃO NOBRE DA UCP – COM PRESENÇA DO PÚBLICO

20h50 – Tibí

Aos 28 anos, Tibí já tem uma vasta experiência no meio artístico, com duas indicações ao Grammy Latino no currículo e quatro composições autorais inseridas em novelas da Rede Globo. Já trabalhou com nomes como Paulinho Moska, Jorge Vercillo, Gabriel o Pensador, Banda Melim, Tânia Mara, George Israel, Jerry Adriani e Sam Alves. Aos 8 anos já participava de projetos musicais e aos 12 se apresentava regularmente na região serrana. Aos 21 ficou em 2º lugar no reality musical “Superstar” da Rede Globo, com a banda Jamz. Participou da edição 2020 do “The Voice Brasil”, no time de Carlinhos Brown. Em seu show, o cantor passeia pelas mais diversas influências de sua carreira

CAPELA DA UCP – COM PRESENÇA DO PÚBLICO

20h – Quarteto Atlas

Formado por músicos premiados em diversos concursos nacionais e internacionais, o Quarteto Atlas é o resultado da união dos talentos de Ricardo Amado, Carlos Mendes, José Ricardo Taboada e Ricardo Santoro, todos músicos de destaque da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e da Orquestra Sinfônica Brasileira. Neste concerto do Festival de Inverno da Dellarte, o Quarteto Atlas apresentará duas das mais importantes obras da literatura camarística universal: o Quarteto Nº 1, de Villa-Lobos, e o Quarteto Op. 59, nº 3 “Razumovsky”, de Beethoven.

Serviço

Petrópolis – edição 2021 – online e presencial

De 14 a 19 de setembro

Programação sujeita a alterações

dellarte.com.br/festival – on-line

UCP – Universidade Católica de Petrópolis – presencial

Rua Benjamin Constant, 213 – Centro – Petrópolis

Telefone: 24 – 2244 4044

Salão Nobre – capacidade de 80 pessoas

Capela – capacidade 60 pessoas

Entrada gratuita, por ordem de chegada, sujeita à lotação.

Pede-se a doação de 1 kg de alimento não perecível para a Campanha da Solidariedade, a ser entregue no local do evento.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).