Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Saúde

[Esclarecendo dúvidas] Dados de vacinação no Conecte SUS

Desde que alguns municípios anunciaram a obrigatoriedade do certificado de vacinação contra a Covid-19 para frequentar locais fechados, algumas pessoas vem relatando que seus dados ainda não se encontram nos registros. Desta forma, entramos em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para esclarecer algumas dúvidas.

A Secretaria de Saúde informou que trabalha com equipes para garantir que, após a aplicação da vacina, os dados sejam inseridos no sistema do Ministério da Saúde (SI-PNI) em no máximo 15 dias. O próprio Ministério faz a transferência dos dados do sistema que é abastecido pelos municípios ao “Conecte SUS”.

A Divisão de Imunização, no entanto, já verificou instabilidade no sistema SI-PNI – situação já relatada ao Estado e verificada também em outros municípios – o que gera problemas tanto na inserção dos dados quanto na verificação dos mesmos junto à base nacional.

A secretaria orienta que pessoas já vacinadas que verificarem, após o prazo de 15 dias, que os dados não constam no Conecte SUS entrem em contato direto com a Divisão de Imunização, pelo e-mail conect.petropolis@gmail.com. As informações também podem ser passadas por mensagem pelo WhatsApp (24) 99220-2104. É necessário informar por estes canais o nome, CPF e enviar foto do cartão de vacina onde constam nome e a aplicação das doses, para que os dados sejam conferidos junto à base de dados do município e para checagem junto ao sistema do ministério.

Sobre o aplicativo

Para facilitar o monitoramento da vacinação no País, o Ministério da Saúde está incentivando a população a baixar o Conecte SUS, um aplicativo que registra a trajetória de quem busca atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

No app é disponibilizada a Carteira Nacional Digital de Vacinação, ferramenta que permite que usuários e profissionais de saúde façam um acompanhamento da imunização. O cidadão cadastrado, assim que receber a vacina, terá a dose registrada no aplicativo. Será possível consultar o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação e a data em que a dose foi tomada.

Os estados poderão utilizar o documento para restringir a entrada de pessoas em ambientes públicos ou privados, podendo aplicar penalidades ou multas para quem desrespeitar a medida, como foi anunciado na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo.

Vale ressaltar que o comprovante de vacinação já existe e é fornecido ao vacinado logo após a imunização. Por enquanto, a apresentação do comprovante de vacinação não é obrigatória em todo o país, embora possa ser solicitado em alguns casos.

Cadastro

O cadastro no Conecte SUS é simples e pode ser feito com o CPF ou a Carteira Nacional de Saúde.

O registro pode ser feito direito no aplicativo no celular ou em qualquer computador com acesso à internet através do site conectesus-paciente.saude.gov.br

O seu Conecte SUS login é feito usando as informações do cadastro do site gov.br. Mas caso anda não tenha você pode fazer facilmente seguindo os formulários da página. Depois que fizer este cadastro, o seu acesso ao aplicativo será bem simples, confira o passo a passo:

  • Passo 1: Entre no site oficial ou aplicativo e clique em “Entrar”.
  • Passo 2: Digite o número do seu CPF.
  • Passo 3: Digite sua senha cadastrada no gov.br.

O aplicativo pode ser instalado gratuitamente na loja de ferramentas do Google Play e Apple Store, bastando digitar no campo de busca: CONECTE SUS. 

*Com informações do iserviços.com.br
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).