Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Saúde

Segunda dose da Pfizer é antecipada para quem tomou a primeira dose até o final de agosto

Quem tomou a primeira dose da vacina Pfizer até o dia 30 de agosto poderá receber a segunda dose do imunizante a partir desta segunda-feira (25/10). Não é necessário agendamento.

A antecipação da segunda dose de 12 para 8 semanas está seguindo a orientação do Ministério da Saúde. Confira a data no seu cartão de vacinação, separe seus documentos pessoais (CPF e documento com foto) e retorne ao ponto de vacinação onde recebeu a primeira dose.

Na semana passada, a prefeitura havia anunciado a antecipação da segunda dose para pessoas que receberam a primeira dose do imunizante da Pfizer entre 23 de julho e 11 de agosto. “Este grupo pode se vacinar neste sábado. Na segunda daremos mais um passo para a conclusão da imunização daqueles que se vacinaram até o dia 30 de agosto – grupo que terá completado na data as oito semanas necessárias para o intervalo. A antecipação está sendo feita de forma escalonada para que a vacinação siga de forma organizada e respeitando o prazo de oito semanas, necessário entre a aplicação das doses, conforme orienta o Ministério da Saúde. E seguiremos anunciando os demais períodos para antecipação”, explica o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.

O secretário lembra que de imediato, após o recebimento da orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde passou a antecipar o prazo, estabelecendo as oito semanas para as pessoas vacinadas a partir daquela data. “Quem foi vacinado a partir daquela data, já teve intervalo reduzido, mas era necessário organizarmos a antecipação para a aplicação daqueles que já têm o agendamento no cartão de vacina para 12 semanas, pois estes também devem concluir a imunização em oito semanas. Para isso foi preciso um planejamento, considerando a chegada de novos lotes, que nos permite ter em estoque vacinas em quantidade suficiente para atender as pessoas, e também que a equipe da Divisão de Imunização fizesse o levantamento em relação aos prazos, convocando as pessoas para receberem a vacina na data certa”, pontua Aloisio Barbosa.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).