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Cidade

Mazzepa da União e Indústria será recuperada em parceria com iniciativa privada

Uma escultura em bronze, assinada pelo artista Antonio Geraldes, está sendo recuperada em ação conjunta da prefeitura com a iniciativa privada. A obra reproduz a Mazzepa – primeira carruagem a fazer o percurso entre Petrópolis e Juiz de Fora, puxada por duas parelhas de cavalos – instalada no trevo de Bonsucesso em 1961, durante os festejos do centenário da Estrada União e Indústria.

A peça está sendo restaurada em uma fundição no Rio de Janeiro, e todo o custeio foi articulado pela Associação Filantrópica de Petrópolis (AFIPE), que buscou apoio junto ao empresariado de Itaipava. A reinstalação do monumento faz parte do projeto Vamos Florir Itaipava, que inclui a revitalização do trevo, numa iniciativa conjunta da Turispetro, Secretaria de Meio Ambiente e Comdep, com a própria associação.

“Há alguns meses vínhamos em contato com a presidente da Afipe, Vera Cecília, para, em conjunto, tentarmos recuperar este monumento. Recentemente, a Prefeitura promoveu intervenções no trevo de Bonsucesso, na parte de jardinagem e pintura, instalação do pavilhão nacional, tudo no sentido de embelezamento do local, que é a porta de entrada do distrito de Itaipava”, disse o secretário de Turismo Samir El Ghaoui, lembrando que a localização das peças pela equipe da Turispetro vai facilitar bastante o processo de restauro da Mazzepa.

Segundo ele, parte da escultura estava guardada no depósito da prefeitura, e outra parte será reconstruída com base em fotos e documentos da época da instalação, na década de 1960. A peça em homenagem aos idealizadores da estrada traz ainda à sua direita a efígie do Imperador Pedro II, patrocinador do monumento, e à sua esquerda a efígie de Mariano Procópio, construtor da Estrada União e Indústria, assim como os nomes dos engenheiros e técnicos que participaram da construção da rodovia.

Atualmente, no local, encontram-se as colunas construídas com placas de mármore, medindo 18 metros de altura, e o retângulo monumental, também em mármore, que abrigava a escultura em bronze. Ainda pode ser observada na face posterior do monumento uma placa em bronze contendo informações técnicas, como os operários que trabalharam na construção, contratados na França por Mariano Procópio.

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