Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Ciência forense é tema de simpósio que será transmitido on-line nesta sexta

Elucidar um crime é um trabalho que reúne diferentes especialistas que atuam juntos numa investigação. Parte primordial deste processo é a prova pericial. A análise minuciosa de evidências e o trabalho dos peritos despertaram ainda mais a atenção do público com as diversas produções de TV que colocaram a Ciência Forense no holofote. Essa importante área será debatida no evento promovido pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) que vai discutir temas atuais sobre a produção da prova pericial criminal e cível. O I Simpósio Tendências em Ciência Forense será dia 10 de dezembro, a partir das 16h50, com transmissão ao vivo pela TV UCP, canal da Universidade no YouTube.

“Sem dúvida os filmes e séries que abordavam a ciência forense chamaram muito a atenção de forma que essa área do conhecimento se tornou até um pouco romantizada. Mas a verdade é que atualmente várias ciências são aplicadas para resolver crimes de forma que uma investigação policial não pode mais ser produzida sem o uso da ciência e da tecnologia. Com isso, as pessoas têm buscado cada vez mais atuar nessa área. A proposta de fazer esse evento vem da resposta do interesse dos alunos e profissionais que querem se formar nessa área”, explica o professor adjunto da UCP e perito criminal do Posto Regional de Polícia Técnico-Científica de Petrópolis, Rodrigo Grazinoli, idealizador do evento.

Organizado pelo curso de Biomedicina, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da UCP, o evento vai reunir especialistas de diversas áreas do conhecimento, como Engenharia, Informática, Biologia, Psicologia e Direito que vão compartilhar com o público as suas experiências por meio de palestras e mesa-redonda, abrindo espaço para discussão entre alunos e profissionais. Além disso, o simpósio terá, ainda, um espaço específico para apresentação da experiência de alunos de outras instituições com Ligas Acadêmicas na área da Ciência Forense.

“A proposta do evento busca alcançar além da Biomedicina, mas a diversidade de áreas que a UCP tem de formação. Porque a ciência forense usa de diversos conhecimentos. A novidade neste evento, que é até mais voltado aos alunos, é o debate que vamos promover com estudantes de diversos cursos de várias instituições de ensino onde existem grupos de alunos que se reúnem para desenvolver atividades nessa área forense”, completa Rodrigo, lembrando que o simpósio é voltado a alunos, mas também a profissionais e demais interessados no tema.

I Simpósio Tendências em Ciência Forense da UCP acontece dia 10 de dezembro e será transmitido pelo canal da Universidade no Youtube, a partir das 16h50. A programação pode ser conferida no site ucp.br.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).