Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Educação

Programa Amamenta Petrópolis é implantado em dois CEIS

Nesta semana, dois centros de Educação Infantil (CEIs) – Boa Vista e Anna Maria Nardi, no Quissamã – deram início ao Programa Amamenta. Criado pela Prefeitura, por meio de uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação, o programa tem como objetivo garantir o direito à amamentação e o incentivo à utilização do leite materno dentro das unidades escolares.

A partir de agora, as mães poderão ir até as unidades nos horários das mamadas para amamentar seus bebês ou levar o leite materno para que as crianças sejam alimentadas. A intenção é expandir o programa para todos os centros de Educação Infantil.

Segundo o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho, kits contendo uma colher dosadora, copo de transição de bico rígido, copinho para aleitamento e pote de armazenamento de leite materno foram distribuídos para as mães dos lactentes, que optarem pela ordenha fora das dependências dos CEIs. “Elas deverão entregar os leites devidamente armazenados, além de identificados com os dados da criança que irá consumi-lo. A melhor alimentação do bebê, pelo menos até os seis meses, é o leite materno e poder manter isso é excelente para as crianças”, explica o secretário.

Os CEIs que desenvolverem ações de apoio e incentivo à manutenção do aleitamento materno continuado poderão receber o selo-certificador do município. A lei, que foi sancionada em 2020, prevê ainda que as mães interessadas em participar do programa, deverão assinar um termo contendo informações sobre as normas sanitárias vigentes, quanto aos procedimentos adequados para coleta, armazenamento e transporte, bem como da responsabilidade sobre a qualidade do leite entregue.

A subsecretária de Educação, Ana Carolina Kapler, destacou que o lançamento do programa é uma importante conquista. “Antes de colocar o programa em pratica, junto com a Secretaria de Saúde, tivemos o cuidado de preparar as mães e os funcionários, realizamos oficinas. Ficamos muito felizes porque o projeto foi muito bem aceito nas duas comunidades. Se antes o estímulo era para o desmame da criança, agora as mães são encorajadas a manter a amamentação”, frisa.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).