Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Saúde

Petrópolis recebe 2.200 doses de vacina contra Influenza que vão estar disponíveis a partir desta quinta

Nesta quarta-feira (15), Petrópolis recebe um lote com 2.200 doses de vacinas contra a Influenza – vírus da gripe. O envio da remessa foi informado ao município pela Secretaria de Estado de Saúde. Com a confirmação da chegada, a Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde planeja a logística de distribuição. As vacinas serão enviadas ao longo da manhã de quinta-feira (16) para 14 unidades de saúde em diferentes pontos da cidade.

A solicitação de mais doses foi feita na semana passada, diante do aumento na demanda por vacinação nas unidades de Saúde da cidade e do volume de atendimentos a pacientes com sintomas gripais, que mais do que dobrou na UPA Cascatinha. Ao enviar para as salas de vacina as últimas doses em estoque, a Divisão de Imunização havia também comunicado ao estado que os estoques da Vigilância Epidemiológica do município estavam zerados.

“Diante da procura da população pela vacina e do aumento nos atendimentos a pacientes com sintomas de gripe na UPA Cascatinha, que mais do que dobrou no início deste mês, entendemos ser importante reforçar junto ao Estado a necessidade de recebermos mais vacinas contra a influenza. Com a chegada deste lote, termos a vacina disponível novamente na quinta-feira”, explica o secretário Aloisio Barbosa Filho.

A vacina contra a influenza estará disponível na quinta-feira nas UBSs Morin, Alto Independência, Quitandinha, Mosela, Retiro, Itamarati, Itaipava, Araras e Pedro do Rio; nos PSFs Alto da Serra, São Sebastião e Posse, além do Hospital Alcides Carneiro (HAC) e do  Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira.

O secretário de Saúde frisa ainda a importância dos demais cuidados para prevenir a gripe. “A orientação é a mesma adotada em caso de outras doenças virais: higienização das mãos e uso de máscara”, destaca.

Em Petrópolis, 122.226 moradores receberam a vacina contra o vírus influenza.  Ao todo foram vacinadas até o momento 84.357 pessoas que fazem parte do público alvo da campanha e outras 37.869 pessoas que procuraram as unidades de saúde desde o início de julho, quando a vacinação foi aberta a toda população. O município tem 68,9% de cobertura, considerando o público alvo da campanha. Foram imunizados na cidade 50.703 idosos e 14.766 crianças, o que corresponde a 85,9% e 72,48% de cobertura, respectivamente, para estes grupos. A campanha de vacinação contra a influenza teve início em abril e foi encerrada em julho.

Epidemia de H3N2 no Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro registrou 23 mil casos de influenza (H3N2) nas últimas semanas. Ainda de acordo com o órgão, a cidade do Rio está vivendo uma epidemia da doença e os casos estão aumentando também em municípios vizinhos.

*Com informações da Agência Brasil
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).