Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Obras de revitalização são iniciadas na Serra Velha

Nesta última sexta-feira (17), começaram as obras de revitalização da Serra Velha da Estrela, a RJ-107. A rodovia histórica é a principal ligação entre Petrópolis e Magé, sendo muito utilizada como via secundária para os motoristas que vão ao Rio de Janeiro.

As intervenções estão orçadas em R$ 18,9 milhões e vão contemplar o trajeto de 12,2 quilômetros que será iniciado no entroncamento da Rua Joaquim Aguiar, em Magé, até o Condomínio Residencial Grão Pará, no Alto da Serra, em Petrópolis. O tempo previsto para a execução é de 12 meses.

O projeto prevê uma grande reforma da estrada, com substituição dos paralelepípedos, escavações para criar uma superfície plana para a aplicação de um produto que melhora a aderência e estabilidade dos paralelos. Também será feito um novo sistema de escoamento e drenagem de chuva, uma sinalização atual para dar mais segurança, reforço nas curvas da Serra, que atualmente são responsáveis por boa parte dos acidentes, e muros de contenção.

A Serra Velha da Estrela tem uma importância histórica para Petrópolis pois era usada pela Família Imperial durante as temporadas que passava na cidade. Com a construção da rodovia BR-040, a estrada deixou de ser a principal rota de ligação entre a cidade e a Baixada Fluminense, mas ainda assim tem um alto fluxo de veículos. Por conta deste valor, a estrada é tombada pelo INEPAC, o que impede a realização de asfaltamento e demanda um projeto de revitalização mais cuidadoso.

O subsecretário de Cidades, Bernardo Rossi, reforça o trabalho do governo do estado na cidade, com outras ações do DER em estradas importantes para a população como a RJ-134, que liga Posse a Pedro do Rio, e a RJ-123, de Pedro do Rio a Secretário. “O governador, Cláudio Castro, e toda a equipe da secretaria das Cidades, com o secretário, Uruan Andrade, e o presidente do DER, Hebert Marques, têm sido grandes incentivadores das melhorias na nossa cidade. Estamos sempre em contato e muitas demandas levadas por nós vêm sendo atendidas”, disse.

Os recursos para a revitalização são da Secretaria de Estado de Cidades, por meio do DER. A obra será executada pela Erwil Construtora, que venceu o processo de licitação.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).