Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Educação

Estudantes petropolitanos são destaque na educação internacional

A estudante do Ensino Médio do Colégio de Aplicação, Maria Laura Valdiviezo da Silveira foi aprovada em duas universidades dos Estados Unidos e ainda aguarda resposta de uma terceira instituição no exterior. Já o jovem Eduardo Campos Papa, também do Ensino Médio, foi co-autor de um artigo científico escrito em inglês e publicado na Revista Conjucturas.

A aluna Maria Laura, que acaba de se formar no Ensino Médio, passou para o curso de Animação na Savannah College of Art and Design (SCAD), que fica na Geórgia; e no Pratt Institute, no Brooklyn, Nova Iorque, para o curso de Ilustração. A estudante ainda aguarda resposta de uma terceira universidade, a School of Visual Arts, também em Nova Iorque.

“Foi muito importante a rapidez em que a escola se adaptou com as aulas on-line. Imediatamente começamos a usar as ferramentas e plataformas na organização das tarefas. Toda vez que precisava me organizar estava tudo corretamente na plataforma. Foi realmente um momento difícil, mas que foi facilitado pela adaptação super-rápida do CAUCP. Ter também os professores falando com você, isso ajudou muito no processo de aprendizagem”, pontua a aluna, que enfatiza a importância do papel do CAUCP ao longo de todo processo, especialmente nesse que foi vivenciado em um período atípico para todos.

Com o Qualis A3, a Revista Conjucturas, especialista em artigos científicos, conta com um trabalho em inglês do aluno do CAUCP, Eduardo Campos Papa, da 1ª Série do Ensino Médio. O estudante é co-autor do artigo junto com três pesquisadores da UCP: a Profª. Drª. Ana Carolina Carius, o aluno do mestrado profissional em Gestão de Sistemas de Engenharia, Claro Ribeiro Pires e a aluna de Engenharia de Computação, Vanessa Moreira Wendling.

A pesquisa está relacionada à área de tecnologia da informática e trata-se da resiliência da internet em redes, onde atualmente, na pandemia, há uma necessidade do acesso contínuo às redes em virtude das várias tarefas realizadas pela internet.

“Meu interesse pela pesquisa começou pela indicação do professor Francisco e do coordenador Daniel que proporcionaram esse contato. Antes eu não tinha noção do que era uma pesquisa. Foi através do CAUCP que eu tive a oportunidade de iniciar este processo de aprendizado e de participar como bolsista. O sentimento é de satisfação e de alegria por contribuir com essa pesquisa de importância do engenheiro Claro Ribeiro Pires com a orientação da professora Ana Carolina Carius”, comemora o jovem pesquisador do CAUCP.

O trabalho é o primeiro de Eduardo, que é bolsista há três meses no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) do CNPq. Recentemente ele também produziu um artigo em conjunto com a turma do 1º Ano para a Revista Científica do CAUCP, projeto recém-lançado pela escola.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).