Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Petrópolis pode ganhar Centro de Desenvolvimento Tecnológico

Na última semana, o deputado estadual Marcus Vinícius (PTB) apresentou indicação ao governador Cláudio Castro, solicitando a implantação de um Centro Estadual de Desenvolvimento de Tecnologias em Petrópolis.

Sede do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), instituição do Ministério da Ciência e Tecnologia especializada na área, o município abriga o maior computador da América Latina, o Santos Dumont. A máquina, instalada em 2015 no LNCC, foi a primeira infraestrutura de Computação de Alto Desempenho em petaescala do país e, após aumentar em cinco vezes sua capacidade, levou a comunidade científica brasileira a um novo patamar de pesquisa e desenvolvimento.

¨Além de abrigar o Laboratório de Computação Científica, Petrópolis faz parte de outros projetos que se destacam no setor, como o Parque Tecnológico da Região Serrana, o Serratec, que gera inúmeros postos de trabalho para a região. Nesse momento em que precisamos reaquecer a economia, a instalação de um Centro de Desenvolvimento para reunir projetos, empresas, ações e programas em um único ambiente vai fomentar ainda mais a capacidade de exploração tecnológica local¨, ressaltou o deputado.

Junto com os municípios de Teresópolis e Nova Friburgo, Petrópolis forma a chamada ¨Serra do Silício¨, rede de apoio que reúne profissionais liberais e empresários da área tecnológica para alavancar negócios nas cidades serranas. Em 2019, a cidade deu um grande passo nesse sentido com a aprovação da Lei da Inovação, que prevê instrumentos que fortalecem o setor, como o Sistema Municipal de Inovação (SMI), o Conselho Municipal de Inovação (CMI), o Fundo Municipal da Inovação (FMI), o Selo de Inovação de Petrópolis e o Plano de Sustentabilidade e de Inovação do Executivo Municipal.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).