Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Projetos Sociais

Iniciativas em prol dos animais afetados pelas chuvas em Petrópolis

A tragédia ocasionada pela chuva da última terça-feira (15) mobilizou a cidade e o país para ajudar as pessoas afetadas. Nesta matéria e em “Doações” nas stories fixadas no perfil do nosso Instagram é possível conferir diversos pontos de arrecadação.

Também há ações em prol dos animais. O Grupo de Resgate de Animais em Desastres (@grad_brasil) está atuando no resgate dos peludos, que estão sendo ajudados pelo Hospital Veterinário de Corrêas. Quem puder ajudar com lar temporário entre em contato pelo Instagram do Grad.

Neste sábado (19), vereador Domingos Protetor promove uma ação na Praça Visconde de Mauá, em frente à Câmara Municipal, a partir das 10h. No local vão distribuir ração, cobertores e outros itens para animais. Também haverá atendimento veterinário no local.

A ONG Dog’s Heaven está divulgando em sua página os animais perdidos e está arrecadando doações. Os voluntários iniciaram as doações financeiras que foram somadas com o voluntariado do Projeto Rio EcoPet (@rioecopets ) e POLEN (@opolen ), que são parceiros da Dog’s Heaven e utilizarão a entidade como “hub” de doações.

A ONG Irmão Animal também atua na divulgação de animais perdidos, resgate e arrecadação. Confira no Instagram deles e veja como ajudar.

A clínica veterinária Apaixonados por Quatro Patas está atendendo gratuitamente os animais atingidos pela chuva, nas unidades de Cascatinha (Rua Bernardo Vasconcelos, 113) e Valparaíso (Rua Gonçalves Dias, 399).

As clínicas veterinárias Amigo Bicho, na Montecaseros; Patas e Pelos, no Quissamã; e Vida Animal, no Alto da Serra estão arrecadando ração.

A Coordenadoria de Bem-Estar Animal (Cobea) está cadastrando voluntários para acolhimento dos animais que forem resgatados pelas equipes da Prefeitura. Os interessados em fazer parte dessa corrente voluntária precisam entrar em contato com o número (24) 99204-0647. Para acolhimento será necessário informar nome completo, telefone de contato atualizado, CPF do tutor temporário e comprovante de residência. O local para abrigo desses animais precisa ser seguro. Já para os médicos-veterinários que queiram se voluntarias será necessário informar os mesmos dados acima citados e o registro no CRMV.

Em paralelo ao cadastro de voluntários, a Cobea está com uma campanha de arrecadação de ração para destinação aos animais que serão acolhidos nos lares temporários depois do impacto da chuva em Petrópolis. Dois pontos de apoio do município receberão as doações: sede da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias na Rua Buarque de Macedo, 128, centro e no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava.

Governo do Estado resgata animais abandonados e leva ração para Petrópolis

Pelo menos 50 animais foram resgatados, após a tragédia em Petrópolis, através de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Agricultura, responsável pelas políticas Públicas de Proteção e Bem-estar Animal (RJPET) e o Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD). O “Modo Pet Móvel”, como é chamado, também já está na cidade. Um veículo adaptado para banho e tosa nos animais.

Inicialmente, os animais estão sendo levados para clínicas veterinárias parceiras e, em seguida, para lares temporários. Após esse momento mais crítico, os animais “órfãos” serão redirecionados para ONGs voluntárias a recebê-los para que sejam colocados para adoção.

O Secretário Marcelo Queiroz falou sobre a arrecadação de mais de uma tonelada de rações. “Agradeço imensamente ao GRAD, as ONGs parceiras, a Prefeitura de Petrópolis e todas as demais prefeituras que estão fazendo esse mutirão do bem. O trabalho de resgate não vai parar e, em paralelo, também estamos arrecadando rações e água para os animais”, explicou o Queiroz.

Segundo a coordenadora de campo, médica veterinária, e bombeira civil, Carla Sássi, do GRAD, o cenário é bem parecido com a tragédia de 20011 na região serrana. “A situação realmente é um cenário de guerra, bem semelhante à que encontramos em 2011. Nosso trabalho é resgatar esses animais atingidos e, principalmente, dar assistência às famílias, para que esses animais não sejam mais uma preocupação nesse momento tão difícil”, disse.

Pontos de arrecadação 

Em parceria com a ONG Rio Eco Pets, vários pontos de doação foram espalhados pelo Rio de Janeiro, além do ponto central do Governo do Estado em Petrópolis. Toda doação será destinada para ONG Dogs Haven que fica localizada em Petrópolis e faz a distribuição local.

Pontos fixos de coleta no Rio:

Shopping Boulevard: Clubinho do Jujuba, 2° piso

Botafogo Praia Shopping: 1º e 5º piso

Rio Design Barra: Concierge

Rio Design Leblon: Concierge

Shopping Nova América: Acesso C – Em frente a Camicado

Shopping Nova Iguaçu: Próximo ao guichê de estacionamento, 1º piso

Ponto de arrecadação em Petrópolis:

Colégio Estadual Princesa Isabel, R. Gen. Rondon, s/n – Quitandinha

Ônibus para ajudar no banho e tosa dos animais

O Secretário Marcelo Queiroz, também fechou uma parceria com a Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), e Senac, para que um ônibus fique à disposição dos moradores para a realização de banho e tosa nos animais atingidos pelas fortes chuvas e nos que forem resgatados.

Nesta sexta-feira (18), o Senac PetMóvel, veículo adaptado para a oferta de serviços a cães e gatos, estará no estacionamento do Sesc Quitandinha, das 9h às 17h, dando banho nos animais domésticos resgatados em Petrópolis.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).