Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Trabalho de resgate às vítimas continua em Petrópolis; número de óbitos sobe para 186

O município soma 186 óbitos vítimas da tempestade que há uma semana afetou várias regiões. O Governo Municipal segue com todos os esforços para agilizar as buscas pelas vítimas.

Além de atuar na busca por desaparecidos nos deslizamentos, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro vem atuando na procura por vítimas nos rios de Petrópolis.São usados drones e equipes terrestres para fazer uma varredura nas águas, identificando pontos de interesse e deslocando até os locais um mergulhador.

Órgãos das esferas Estadual e Federal atuam em conjunto nas ações de resgate, atendimentos das pessoas atingidas e recuperação da cidade. A Secretaria de Defesa Civil atua com reforço no efetivo para o atendimento a novas ocorrências e agilizar as vistorias das áreas. Até o momento, os agentes já foram encaminhados para mais de 500 localidades para a elaboração dos laudos.

A Polícia Civil, que atua na identificação das vítimas fatais, informou que até o momento, 113 são mulheres, 73 homens e 33 crianças. Do total de óbitos, já foram identificados 179 e 170 já foram liberados para funerárias.

Tendo em vista a permanência das condições para ocorrência de chuva na cidade e a instabilidade das localidades afetadas, a Defesa Civil registra um elevado número de novas ocorrências. Ao longo desta semana em que o município se mantém e Estágio Operacional de Crise, o município contabiliza 1778 ocorrências em função das chuvas. Desse montante, 1406 são por deslizamentos. “No primeiro momento, o foco tem sido o resgate de vítimas e agora, seguimos ainda com o reforço para a realização das vistorias das áreas afetadas”, pontuou o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers.

Hoje, os agentes atuaram pelas localidades da Rua Minas Gerais, Rua Ceará, Rua General Rondon, Valparaíso, Rua Santos Dumont, Rua Dr. Sá Earp, Rua Itália, Alto da Serra, Coronel Veiga (Gulf), Rua Alfredo Batista, Travessa Paulo Roberto Filgueira, Rua Cel. Albino Siqueira. A Defesa Civil do município trabalhou em conjunto com os agentes Nova Friburgo e Niterói.

A Secretaria de Assistência Social oferece o suporte a 811 pessoas que tiveram que sair das suas casas em áreas de risco. Todas as pessoas estão distribuídas em 13 pontos de apoio estruturados em escolas municipais de diferentes regiões. O órgão também oferece atendimento às pessoas que estão acolhidas em estruturas alternativas, estabelecidas pelas comunidades.

Para esta quarta-feira (23), as equipes de todos os setores do Governo Municipal se mantêm com reforço no efetivo. Além da atuação em ocorrências, as equipes da Defesa Civil seguem em constante monitoramento das condições do tempo. Para amanhã, a tendência é de céu parcialmente nublado a nublado, com previsão de pancadas de chuva moderada nos períodos da tarde e noite.

A Defesa Civil orienta que a população fique atenta às emissões de avisos por SMS, também comunicados por grupos de aplicativos, além do acionamento das sirenes. Em caso de emergência, os telefones 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros) devem ser acionados.

O município mantém 13 escolas abertas para o acolhimento dos moradores de área de risco, que são:

1. E. M. PAPA JOÃO PAULO II
(Rua São Sebastião, 625 – São Sebastião)
2. E. GERMANO VALENTE
(Rua Dr. Sá Earp, 88 – Centro)
3. E. RUBENS DE CASTRO BOMTEMPO
(Rua Permínio Schimidt, s/n – Vila Felipe)
4. CEI CHIQUINHA ROLLA
(Rua Campos, s/n – Quitandinha)
5. E. M. GERALDO VENTURA DIAS
(Serra Velha da Estrela, s/n – Meio da Serra)
6. E. M. DUQUE DE CAXIAS
(Travessa Luciano Camarota, 78 – Quissamã)
7. E. PAROQUIAL BOM JESUS
(Rua Dr. Thouzet, 820 – Quitandinha)
8. E. M. ALTO INDEPENDÊNCIA
(Rua Leonor Maia, 1.056 – Alto Independência)
9. E. M. JOAQUIM DEISTER
(Rua Dr. João Glass Veiga, s/n – Floresta)
10. E. COMUNIDADES SANTO ANTÔNIO
(Rua Coronel Albino Siqueira, 197 – Alto da Serra)
11. E. M. MARIA CAMPOS
(Rua Buenos Aires, 108 – Centro)
12. E. SÃO JOÃO BATISTA
(Rua Luiz Winter, s/n. Duarte da Silveira)
13. E. PAROQUIAL NOSSA SENHORA DA GLÓRIA
(Rua Augusto Severo, s/n – Morin)

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).