Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Novo posto do Detran RJ é aberto em parceria com o MPRJ no Centro

Para ampliar o atendimento aos desabrigados pelas chuvas em Petrópolis, o Detran RJ e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), em parceria, abriram um novo posto de emissão de documentos. Um ônibus do MPRJ estacionado na Praça Alcindo Sodré, na Rua do Imperador, no Centro, serve de base para a emissão de segundas vias de carteira de identidade e de Carteira Nacional de Habilitação. O atendimento é gratuito, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

Nesta ação, também é possível obter segundas vias de certidões de nascimento e de casamento, com participação do cartório de Petrópolis. A Receita Federal também atua no local com serviços de inscrição, alteração, emissão do comprovante de inscrição e emissão do comprovante de situação cadastral no CPF. Além disso, durante o atendimento, o Detran.RJ tem distribuído cestas básicas para as pessoas atingidas pelo temporal.

Crédito: reprodução / MPRJ

A parceria foi idealizada pelo procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, e pelo presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder, ao visitarem o município para verificar os estragos causados pelo temporal.

“Firmamos essa parceria no sentido de somar forças, para criar uma condição de atendimento que facilite a vida da população, viabilizando a emissão de carteiras de identidade e habilitação. Seguimos trabalhando aqui em prol da população enquanto houver necessidade”, disse o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

Também foram abertos postos no Sesc Quintadinha; na Rua da Imperatriz, 327, também no Centro; no Parque de Exposições de Itaipava (este somente para serviços de veículos); e no Colégio Estadual Rui Barbosa (este último já desativado).

A procuradora de Justiça Patrícia Carvão, coordenadora-geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana, destaca que, além de disponibilizar o ônibus, o MPRJ fará uma busca ativa com psicólogos e assistentes sociais nos abrigos da cidade para encaminhamento para o novo posto de atendimento. “Muitas pessoas perderam todos os seus pertences, inclusive seus documentos. Isso traz dificuldade até para obtenção de benefícios assistenciais, como o aluguel social. E nas últimas semanas o MPRJ fez diversas visitas aos abrigos com suas equipes técnicas e nessas ocasiões percebemos a necessidade de prestar assistência no que se refere à emissão de documentos. O Detran já estava fazendo emissão de documentação, então viemos para ampliar esforços. Com essa parceria a gente consegue ir nesses pontos de acolhimento, buscar as pessoas e resolver as questões com mais celeridade”, explica Patrícia Carvão.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).