Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Estado diz que está iniciando as contratações para desmonte de rocha na 24 de Maio

Desde fevereiro, o complexo rochoso na 24 de Maio em risco de queda é uma das maiores preocupações em Petrópolis. Um sensor de monitoramento foi instalado no dia 18 de março e dois dias depois, com o novo temporal que atingiu a cidade, acusou movimentação que poderia gerar deslocamento. Desde então, o medo e apreensão de moradores da região só se intensifica devido ao risco de queda iminente e da falta de previsão de início dos serviços de desmonte da rocha.

Na “divisão” das obras, o Governo do Estado que ficou encarregado da 24 de Maio. Então perguntamos à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras do Rio de Janeiro (Seinfra) quando será feito o desmonte de rochas da região e, em nota, a Seinfra informou que ” já fez as sondagens e topografia, concluiu os projetos para identificar a melhor metodologia a ser aplicada e está iniciando as contratações.”

A Prefeitura, por sua vez, disse que está enviando ofício ao Governo do Estado solicitando a elaboração de um convênio com o município e o cronograma de execução das obras de recuperação da cidade. O governo estadual ficou responsável por realizar, de forma direta (sem repasse de recursos para o município), a recuperação da Avenida Portugal (no trecho da antiga fábrica da James, conhecido como “batata frita”, importante rota de escoamento do tráfego na zona sul da cidade) e da Rua 24 de Maio, mas as obras ainda não começaram.

O governador Cláudio Castro, em conversa com o prefeito Rubens Bomtempo, no último dia 21, se comprometeu em fazer o convênio e financiar obras de contenção e prevenção nos bairros atingidos.

Na divisão de tarefas, a Prefeitura ficou com mais de 40 obras, que já estão em andamento – entre elas, a recuperação da Rua Saldanha Marinho, da Avenida Piabanha, a ponte de Corrêas, além de outras pontes e a manutenção viária de diversas ruas que ficaram severamente deterioradas após as chuvas de fevereiro e março.

“O trabalho flui melhor quando acontece de maneira conjunta e célere, e é isso que as pessoas esperam. Por isso, estamos dispostos a atuar em sintonia com os demais entes federados, mas, para isso, precisamos ter um diálogo cada vez melhor. Com o plano de obras e o convênio, vamos ter um cronograma de execução que facilitará o acompanhamento da população”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Também estão sob responsabilidade do governo do Estado as obras das ruas Washington Luiz, Pedro Ivo e Conde D’Eu – essas já começaram. Após determinação da 4ª Vara Cível, o governo estadual também fará a recuperação emergencial do túnel extravasor, ao longo da Rua Quissamã, e a dragagem dos rios.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).