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Saúde

Hospital Alcides Carneiro volta a realizar exames de ressonância magnética

Município reassume responsabilidade dos serviços de limpeza do HAC.

Os exames de ressonância magnética voltaram a ser realizados no Hospital Alcides Carneiro nesta semana, após uma manutenção iniciada no final de fevereiro. Realizada pela fabricante Siemens, os reparos custaram em torno de R$150 mil e foram finalizados na última sexta-feira (01/04), quando foram iniciados testes no equipamento.

Neste período, o procedimento foi realizado pela empresa Lumic – por meio da Secretaria Municipal de Saúde – e da Clínica Dom Pedro II, contratada de forma emergencial pelo Sehac para atender a demanda da cidade. Apenas o Alcides Carneiro é responsável, todos os meses, por mais de 450 exames de ressonância magnética na população.

As imagens obtidas no procedimento são essenciais para muitos diagnósticos, possibilitando fazer análises de doenças neurológicas, ortopédicas, abdominais, cervicais e cardíacas, sendo um procedimento também indicado para diagnóstico de tumores, doenças degenerativas, coágulos e traumas. A ressonância aumenta consideravelmente a eficácia dos diagnósticos de esclerose múltipla, tumores no cérebro e na glândula pituitária, infecções cerebrais e nas articulações, infecções na medula espinhal, lesões, derrames em estágio inicial, entre muitas outras enfermidades.

O Diretor-Presidente do Sehac, Ricardo Patuléa, celebrou o retorno dos exames ao Alcides Carneiro e anunciou a manutenção do contrato com a Clínica Dom Pedro II.

“Estamos muito satisfeitos com a conclusão da manutenção corretiva e preventiva, foi um grande investimento e ainda garantimos que os nossos pacientes não ficassem sem seus exames neste período. Vamos manter o contrato emergencial com a Clínica Dom Pedro II para que lá sejam atendidos, de forma exclusiva, os pacientes oncológicos para que possamos zerar a fila de espera em breve”, pontuou.

Município reassume responsabilidade dos serviços de limpeza do HAC

A prefeitura reassumiu oficialmente a responsabilidade sobre os serviços de limpeza do Hospital Alcides Carneiro e das UPAs do município. A mudança visa o aprimoramento e a melhoria na higienização do hospital.

Após três anos de serviços terceirizados considerados caros e ineficientes, com diversas queixas em relação a falta de materiais e de funcionários, o contrato foi finalmente encerrado. A atual gestão, iniciada no fim de dezembro de 2021, realizou diversas avaliações e constatou que o serviço prestado, além de insuficiente, era também cara. Desta forma, foi decidido retomar o modelo de gestão como o adotado até 2016, quando a limpeza era reconhecidamente eficiente.

Ao todo, são 94 profissionais contratados para atuar no Alcides Carneiro e nas UPAs do Centro, de Cascatinha e Itaipava, além da aquisição de todo o material necessário para a limpeza e segurança destes colaboradores.

De acordo com o Presidente do Sehac, Ricardo Patuléa, o maior benefício é refletido no atendimento: “Este modelo de gestão traz, além de uma grande economia aos cofres do Município, um serviço que garante uma assistência adequada aos pacientes, que contam com ambientes limpos e seguros da forma como deveriam ser”, pontuou.

Durante a transição, a Prefeitura tomou todas as medidas necessárias para garantir a manutenção dos serviços de limpeza do hospital e das unidades de saúde.

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