Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Turismo

[Você sabia?] Petrópolis tem um Museu dos Brinquedos

Ao pensarmos na nossa infância, percebemos que os brinquedos fazem parte de boa parte das nossas lembranças. É a boneca que você ganhou num aniversário especial, o carrinho que te presentearam no Natal, o bichinho de pelúcia que era sua companhia para dormir, aquele jogo que sempre reunia os amigos… Mas com o passar dos anos, àqueles da nossa época somem das prateleiras das lojas e vão dando lugar a outros mais modernos que nem conhecemos.

Para proporcionar essa volta no tempo e também para conhecermos brinquedos de outras épocas, petropolitanos e visitantes podem conferir o Museu dos Brinquedos RJ, que fica no Centro de Petrópolis, pertinho de outras atrações como o Museu de Cera e a Casa de Santos Dumont.

“Há 5 anos fiz na escola da minha filha, uma exposição com alguns brinquedos de uma pequena coleção que tinha em casa da minha infância, com alguns brinquedos que comprei para decorar minha casa e para minha surpresa, foi uma emoção muito grande para todos que visitaram. Ali comecei a pesquisar sobre o assunto”, lembra Marcos Paulo, idealizador do Museu que completou 1 ano no dia 24 de abril.

Boneca dos anos 1950

Embora hoje o Museu receba doações, inicialmente o acervo foi composto através de aquisições em brechós, feiras e pela internet. “A primeira exposição aconteceu com alguns brinquedos que eram dos meus primos Bruno e Luciana e que minha tia Odete guardou e me emprestou”, completa.

Bola dente de leite da Estrela

Entre os brinquedos mais antigos, o público encontra uma boneca que engatinha e uma escolinha musical, ambas dos anos 1950. Já a peça mais rara é uma bola dente de leite original da Estrela. “Tem uma explicação que acreditamos seja o motivo [para que seja a mais rara]. O material da bola acabava. Além disso era um brinquedo ‘sujo’, barato e descartável. Então quando as crianças chegavam da rua e entravam dentro de casa com a bola, ouviam a frase da mãe: ‘coloca essa bola lá fora!’ Por esse motivo, quase ninguém guardou e a nossa está praticamente intacta”, explica Marcos.

Para conhecer estes e outros brinquedos, o público pode visitar o Museu de sexta a domingo, das 10h às 17h, na Av. Barão do Amazonas, 25 (Liberty Garden) – Centro. A entrada custa R$ 20,00.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).