Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Petrópolis segue com previsão de declínio na temperatura e rajadas de vento forte para esta quinta

Assistência Social faz abordagem em população de rua no Bosque do Imperador.

A Secretaria Defesa Civil alerta para a previsão de rajadas de vento intensas ao longo do dia desta quinta-feira  (19). A equipe de monitoramento da secretaria destaca ainda a possibilidade de haver geadas nas regiões mais elevadas da cidade. As condições meteorológicas não indicam chuva para amanhã, no entanto, a temperatura no município se mantém em declínio, podendo ter a mínima de 5°C e máxima de 17°C.

Um sistema de baixa pressão continua influenciando as condições de tempo no município, que na sexta-feira (20), permanecerá com a temperatura em queda, variando entre 8°C e 16°C. O céu permanecerá entre nublado e parcialmente nublado, podendo haver chuviscos ou chuva fraca de forma isolada ao longo do dia.

As equipes de monitoramento da Defesa Civil seguem acompanhando as condições do tempo e atualizações sobre a meteorologia serão informadas a qualquer momento ao longo do período de instabilidade. O órgão orienta que a população fique atenta aos informes, que podem ser enviados por SMS ou grupos de comunicação por aplicativo.

Para receber os avisos por SMS, basta cadastrar o CEP por meio de mensagem de texto para o número 40199. O acesso aos avisos também é possível por meio de grupos por aplicativo, através do link https://t.me/defesacivilpetropolis.

Assistência Social faz abordagem em população de rua no Bosque do Imperador

Equipes da Secretaria de Assistência Social iniciaram a Operação Inverno, com ações de abordagem à população de rua no Bosque do Imperador, no Centro. Nove pessoas aceitaram o acolhimento e foram encaminhadas para o Centro Pop. A operação acontecerá todos os dias, em diversos pontos da cidade.

“A previsão para os próximos dias é de ainda mais frio. Por isso intensificamos as abordagens para que essas pessoas tenham um local seguro para passar a noite. As equipes da Assistência Social farão essas abordagens diariamente. Sabemos que muitas dessas pessoas não são de Petrópolis e outras têm questões de saúde mental e de uso de álcool e drogas. Por isso, as abordagens também têm a finalidade de encaminhar essa população para atendimentos de saúde e o retorno, se possível, ao núcleo familiar”, comentou o prefeito Rubens Bomtempo.

A Assistência Social abriu 36 leitos no Centro Pop – sendo 24 masculinos e 12 femininos – para o abrigamento da população de rua. Além disso, no estacionamento do Hortomercado, em Itaipava, foram montadas, em parceria com a Secretaria de Defesa Civil, quatro tendas com capacidade para abrigar 18 pessoas (que poderão passar a noite). “Nesses espaços haverá camas e cobertores, além de receberem alimentação. Vamos continuar com esse trabalho de acolhimento, principalmente no Bosque do Imperador, local que vem sendo alvo de denúncias. O trabalho vai ser constante e essas tendas vão ficar por três meses, todo o período do inverno”, disse o secretário de Assistência Social, Fernando Araújo.

A ação desta quarta-feira no Bosque do Imperador também contou com a participação da Guarda Civil Municipal (GCM), da Polícia Militar (PM) e da Defesa Civil. “Levamos todos os pertences deles para o Centro Pop. Recebemos denúncias de que estavam fazendo fogueiras e consumo de drogas nos jardins do Bosque, o que não pode ser permitido. Toda a abordagem das equipes da Assistência Social é de convencimento dessas pessoas, não há nenhum tipo de truculência. As equipes são preparadas para fazer a abordagem e acolhimento para um local seguro onde eles receberão toda a assistência, podendo tomar banho, tendo alimentação e atendimento com os assistentes sociais e psicólogos”, ressaltou Fernando Araújo.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).