Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Projeto “Jardins Imperiais” possibilita a “adoção” de um jardim de qualquer praça localizada na cidade

O município apresentou para empresários de diversos segmentos o projeto “Jardins Imperiais”, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e que faz parte do programa municipal Adote uma Praça. A iniciativa torna possível a “adoção” de um jardim de qualquer praça localizada na cidade. A empresa ou empresário que se interessar assinará um termo junto à Prefeitura e ficará responsável pela manutenção do local.

Foram mapeadas 31 praças por toda a cidade, sendo 14 só no Centro. Dessas, algumas já estão na mira de empresários que desejam participar do projeto de patrocínio dos jardins. “Acreditamos muito na parceria com o setor privado. A cidade vem enfrentando momentos difíceis após as duas chuvas e essas parcerias além de ajudar na recuperação também aumenta o sentimento de pertencimento”, ressaltou o prefeito Rubens Bomtempo.

O primeiro jardim a ser “adotado” na cidade é o da Praça da Inconfidência, no Centro. A Prefeitura e o grupo Kastel (rede de hotéis) estão em fase final do processo. O grupo vai ficar responsável pelo plantio das espécies de plantas autorizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e depois pela manutenção do jardim.

“Temos uma relação de flores sugeridas por um botânico da Fiocruz. Estamos empolgados com esse projeto que foi muito bem aceito pelos empresários. Várias conversas já foram iniciadas e em breve outros jardins também serão adotados”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico. Marcelo Soares.

Além da Praça da Inconfidência, os jardins das praças Visconde de Mauá (Praça da Águia), Canteiro Roberto Costa (ao lado do Palácio de Cristal), Liberdade, 14 Bis, Paulo Carneiro e Pasteur; além do Trevo de Bonsucesso e o Relógio das Flores estão na lista de possíveis patrocinadores. Uma placa (que teve o layout elaborado pelo Laboratório de Arquitetura da Estácio de Sá) será instalada no local adotado, onde constará o nome do patrocinador e as características da praça e do jardim. A empresa que se interessar pelo projeto também receberá incentivos fiscais.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).