Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Agenda cultural

Oktoberfest Petrópolis começa nesta semana

Festa ocorre de 16 a 19 e 24 a 26 de junho no Parque de Itaipava.

Entre os dias 16 e 19 e 24 a 26 de junho, Itaipava se prepara para receber a quarta edição da Oktoberfest Petrópolis. A previsão é de que 350 empregos diretos e indiretos sejam gerados por conta da festa. A expectativa também é de lotação nos meios de hospedagem da cidade.

Com uma pegada voltada à sustentabilidade, o evento cervejeiro privilegia tudo que é produzido localmente. Esta edição terá shows de bandas locais, participação de 20 cervejarias artesanais, sete restaurantes, 10 food trucks, além de uma série de atividades durante os dois fins de semana. A Oktoberfest chega a sua quarta edição com números que impressionam. A última festa, que ocorreu em 2019, atraiu cerca de 5 mil pessoas por dia, tendo um consumo de 20 mil litros de chope durante todo o evento.

“Petrópolis passa por um momento delicado em que eventos que mobilizem a cidade se fazem necessários. Com o adiamento da Bauenrfest para agosto, a Oktoberfest surge como uma opção para o turista que gosta de aproveitar a cidade nesta época do ano. Ao mesmo tempo é uma opção de lazer para os moradores da cidade. Será um evento em que o visitante poderá chegar no início do dia e ficar até à noite participando das atividades e aproveitando a festa”, explica Antonio Nassif Jr., produtor da Oktoberfest. 

Ao todo, serão 90 horas de programação, com atrações para adultos e crianças. Ao longo do evento, terá ainda batalha medieval, desafios esportivos e cervejeiros, danças típicas, DJs, além de muita cerveja e comida típica alemã, que irão compor a Vila Germânica – espaço dedicado a homenagear a cultura alemã. Além disso, toda a mão de obra e atividades artísticas e culturais são da própria cidade, bem como parcerias que seguem sendo firmadas com empresas e instituições locais para alavancar e beneficiar os trabalhadores de Petrópolis.

“Precisamos ter um calendário de eventos fortalecido para que possamos contornar este momento que a cidade vive de pandemia e após duas tragédias consecutivas”, diz Germano Valente, presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação, o SindTurismo. 

Lixo produzido na Oktoberfest será enviado para cooperativa de reciclagem

Todo o lixo produzido na Oktoberfest será enviado para a Cooper Serra, cooperativa de reciclagem que funciona no Atílio Marotti e emprega oito pessoas. De acordo com o responsável pela cooperativa, Anderson Juliano, por mês são recolhidas 15 toneladas de materiais passíveis de reciclagem na cidade.

Ele explica que após o recolhimento é feita a pesagem deste material e depois a separação. “Após esta etapa alguns materiais são prensados e outros, como tampinhas de refrigerante, são triturados, para posterior transformação”, explica.

Este é o primeiro evento público em que a Cooperativa fará esse trabalho de separação e reciclagem. “É um trabalho que vai ajudar a cidade na busca por uma cultura de separação do lixo. Nossa pretensão é que a partir de agora estejamos participando de todos os eventos de Petrópolis”, destaca Anderson Juliano.

Além da reciclagem do lixo, a Oktoberfest não fará uso de copos de plástico e terá também o recolhimento do óleo vegetal tanto dos restaurantes e food trucks do evento como os levados pelos visitantes. Haverá um espaço para que as pessoas possam deixar o óleo usado.

Programação

Primeiro fim de semana

Quinta (16/06)

13h – Spiel Und Charm

14h30 – Spiel Und Charm

15h – Espanta Freguesia

16h40 – Spiel Und Charm

18h – Tributo a Legião urbana – Concreto Humano

21h – Gargamel DK

Sexta (17)

14h – Spiel Und Charm

15h30 – Spiel Und Charm

16h40- Spiel Und Charm

18h – Banda Chilli

21h – Tribo de Gonzaga

Sábado (18)

13h – Spiel Und Charm

14h30 – Spiel Und Charm

15h – Vulgo Rock

16h40 – Spiel

18h – Kaio Pinheiro Trio

21h – Pablo e Bernardo

Domingo (19)

12h – Spiel Und Charm

13h30 – Spiel Und Charm

14h – Pedro Ribeiro Trio

15h40 – Spiel Und Charm

17h – Tati Cirelli

20h – Tokaia

Segundo fim de semana

Sexta (24)

20h – Baile do Zen

Sábado (25)

13h – Spiel Und Charm

14h30 – Spiel Und Charm

15h – Os Baioneiros

16h40 – Spiel Und Charm

18h30- Melissa Maluli

21h – Capital Elétrico

Domingo (26)

11h50 – Spiel Und Charm

12h40 – Spiel Und Charm

14h – Jonathan Francisco

15h30 – Spiel Und Charm

17h – S ou S

20h – River Raid

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).