Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Prefeitura assina pacto de cooperação para criação da rede Cidades Antirracistas

Nesta semana, Petrópolis assinou um convênio para criar a Rede de Cidades Antirracistas. A iniciativa busca potencializar ações para combater e promover a igualdade racial. A solenidade, que aconteceu no Museu da História e Cultura Afro-Brasileira do Rio (MUHCAB), contou com a participação de 24 municípios que assinaram o Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial.

O prefeito Rubens Bomtempo destacou que a criação da rede intensifica o enfrentamento da discriminação e reforça a implantação de políticas públicas integradas. “Não podemos tolerar nenhuma forma de racismo. Com esse pacto podemos construir políticas públicas  integradas para combater de forma mais ampla a desigualdade”, disse.

O coordenador de Articulação Institucional da Prefeitura de Petrópolis, Rafael Simão, acompanhado do coordenador de Promoção da Igualdade Racial, Felipe Graciano; da assessora especial do gabinete do prefeito, Karol Cerqueira; e dos representantes do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Petrópolis (COMPIR), professor Zé Luiz e Jefferson Fidelis, assinaram o termo de cooperação representando Petrópolis.

“Este pacto reafirma o compromisso do governo em curto, médio e longo prazo. Lutamos pela construção de uma de uma cidade mais equânime, fortalecendo as articulações institucionais e garantindo os direitos da população negra”, ressalta Felipe Graciano.

Segundo Jorge Freire, idealizador do Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial, a ideia é promover cooperação técnica, além de apoiar a criação de órgãos para pensar políticas públicas na área.  “Precisamos desde educação, saúde, cultura, esportes, ciência e segurança. O Rio precisa tomar a liderança na promoção da igualdade racial”, disse.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).