Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Educação

Pesquisa da USP desvenda etapas iniciais da respiração celular por simulações com o supercomputador Santos Dumont

Na respiração, inalamos oxigênio do ar que passa dos pulmões ao sangue até ser distribuído para todas as células de nosso corpo. Mas qual o papel dessa molécula de oxigênio dentro de cada célula?

Cientistas do Instituto de Química da USP (IQ-USP), em colaboração com pesquisadores na Universidade de Cambridge, Reino Unido, utilizaram computação de alto-desempenho no supercomputador Santos Dumont, localizado no LNCC, para responder uma parte essencial desta pergunta.

Em artigo publicado na revista Nature Communications, os pesquisadores mostram através de simulações moleculares e experimentos de microscopia eletrônica, como a proteína conhecida por complexo respiratório I participa da cadeia de reações que transfere elétrons de nutrientes até a molécula de oxigênio. Este processo é fundamental para compreendermos como os organismos obtêm energia dos alimentos, e também para desenvolvermos tratamentos para doenças cardíacas e degenerativas ligadas ao metabolismo.

Aberto à comunidade científica, o SDumont-LNCC faz parte da infraestrutura de computação de alto desempenho do SINAPAD que está disponível às instituições brasileiras, públicas ou privadas, para suporte a atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento. Todo pesquisador vinculado a uma instituição brasileira, com um problema relevante e que demande um sistema computacional de larga escala, pode submeter propostas para utilizar os recursos computacionais do SINAPAD até o dia 25 de novembro de 2022, pelo link: https://sdumont.lncc.br/call.php?pg=call#

Para saber mais, acesse:

Artigo: https://www.nature.com/articles/s41467-022-30506-1

SDumont: https://www.gov.br/lncc/pt-br/supercomputador-santos-dumont

Grupo de Pesquisa na USP: http://gaznevada.iq.usp.br/

Fonte: LNCC

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).