Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Governo do Estado diz que edital para obra da ligação Bingen-Quitandinha será lançado em breve

No início do ano, após a tragédia das chuvas em Petrópolis, o Governo do Estado anunciou que faria a obra para a ligação Bingen-Quitandinha, uma das demandas mais antigas dos petropolitanos para tentar amenizar o tráfego intenso na cidade. Contudo, desde então, as obras ainda não foram iniciadas.

Em nota, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras do Rio de Janeiro (Seinfra) informou que “o processo para a realização da obra da ligação está em fase de contratação e o edital será lançado em breve”. A Seinfra diz ainda que a”as obras da ligação Bingen-Quintandinha são resultados de responsabilidades conjuntas entre esferas municipal, estadual e federal, com a participação de representantes do Ministério Público, Defensoria e sociedade civil.

“As ações de responsabilidade da Secretaria das Cidades foram executadas pelo DER-RJ, por meio de administração direta (insumos próprios), concluídas em julho. As intervenções foram o recapeamento de 3,1 km do Amazonas ao Parque São Vicente, além de contenção da rodovia, drenagem e transposição de galeria sob a estrada”, encerra a nota.

Relembre os desdobramentos para a realização da obra:

  • Em agosto de 2021, os vereadores aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei do Executivo que autoriza a municipalização de trecho do km 79 a 84 da BR-040. A medida teve por objetivo viabilizar a tão aguardada conexão entre os bairros Bingen e Quitandinha, esperada pela população há mais de 30 anos.
  • Em outubro de 2021, o então prefeito interino de Petrópolis, Hingo Hammes, se reuniu com o diretor geral da ANTT para detalhar o projeto da ligação Bingen-Quitandinha.
  • Em dezembro de 2021, o governo interino fez melhorias no bairro Amazonas e o Parque São Vicente, com a pavimentação de um trecho de 500 metros, que incluiu as ruas Bahia e Pernambuco, além de parte da rua Vassouras.
  • Em fevereiro de 2022, o Secretário de Estado de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, havia afirmado que a alteração viária com implantação de mão-dupla na BR- 040, no trecho do KM-81, sentido Juiz de Fora-MG, seria feita em até 20 dias.
  • Em abril, a Secretaria das Cidades do Rio de Janeiro informou que desde o dia 09/03, por meio do DER-RJ, tinha realizado os trabalhos de recomposição da drenagem e base para, então, aplicar o asfalto. “A pavimentação da ligação Bingen-Quitandinha estava prevista para início no último dia 21 de março. No entanto, devido às fortes chuvas no dia 20 e seus impactos nos dias subsequentes, o cronograma ficou comprometido.”
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).