Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Festa de São Pedro de Alcântara acontece neste fim de semana

Nos próximos dias acontece a Festa de São Pedro de Alcântara, padroeiro de Petrópolis. Nas comemorações ao dia do padroeiro – 19/10, é realizada anualmente a tradicional festa ao redor da igreja.

De 14 a 16 de outubro, o público vai poder aproveitar as barracas de alimentação com comidas típicas de vários locais.

Confira a programação:

16/10 – Carreata de São Pedro de Alcântara – 17h

16/10 – Tríduo – 18h30

17/10 – Tríduo – 19h30

18/10 – Tríduo – 19h30

19/10 – Dia do Padroeiro

8h – missa

19h30 – missa presidida por Dom Gregório Paixão

São Pedro de Alcântara era o santo de devoção da Família Imperial Brasileira. No século XIX, Dom Pedro I requereu ao Vaticano que São Pedro fosse declarado padroeiro do Brasil, sendo o título concedido pelo Papa Leão XII. Em terreno em Petrópolis, doado pelo Imperador, foi construída a Catedral que leva seu nome.

De acordo com informações da Paróquia São Pedro de Alcântara, ainda adolescente, foi enviado por sua família para estudar na Universidade de Salamanca. Descobriu, então, sua vocação para a vida religiosa e ingressou na Ordem dos Franciscanos, buscando viver o profundo desapego dos bens materiais e o cultivo da vida espiritual e do ascetismo, no exercício severo de penitências e mortificações. Desempenhou importantes encargos na vida religiosa, tendo fundado um novo ramo de franciscanos, chamados de “estrita observância” em razão da ênfase que davam à oração e à meditação. Foi pregador notável e fecundo, escolhido como confessor do Rei Dom João III, de Portugal. São Pedro de Alcântara teve um papel decisivo no apoio às reformas da Ordem das Carmelitas implementadas por Santa Teresa D’Ávila, de quem ele foi diretor espiritual. Como que a confirmar suas virtudes e sua missão de reformador, naqueles tempos em que a Igreja vivia tantas provações, Deus realizou numerosos milagres e prodígios através da intercessão de São Pedro de Alcântara ou muitas vezes diante apenas de sua simples presença.  Sua fama de santidade e seu carisma místico se espalharam pela Europa, especialmente em Portugal, onde se tornou um santo de devoção da Família Real, o que acabou resultando na escolha do nome de batismo de nossos dois Imperadores: “Pedro de Alcântara”. Essa devoção levou Dom Pedro I a pedir ao Papa que proclamasse São Pedro de Alcântara como padroeiro oficial do Brasil, o que foi feito no ano de 1826, pelo Papa Leão XII. Tal devoção levou também Dom Pedro II a escolhê-lo como patrono da cidade de Petrópolis.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).