Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

“Combate à fome” é tema de evento na comunidade do Amazonas nesta quarta

Atualização (15/11): o evento sobre o combate à fome, que estava previsto para esta quarta-feira (16) na comunidade do Amazonas, no Quitandinha, foi adiado devido ao aumento de casos de Covid-19 na cidade.

A nova data será marcada assim que houver um cenário epidemiológico que permita que o encontro ocorra com segurança para todos os participantes.

————

Nesta quarta-feira (16), a comunidade do Amazonas, no Quitandinha, vai receber a primeira edição das Jornadas: Ciência e Comunidade, com o tema: “Juntos rumo à soberania alimentar- caminhos a trilhar”. O evento é promovido pelo Fórum Itaboraí, programa da presidência da Fiocruz em Petrópolis, em parceria com os fóruns comunitários do Amazonas e da Vila Rica.

Na ocasião, haverá uma programação intensa, das 9h às 18h, para abordar o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 2, que prevê “acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”. Ao todo, são 17 ODSs que fazem parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Rodas de conversa, palestras e debates farão parte da jornada, que também terá apresentações artísticas no salão da Igreja São José do Amazonas, que fica na Rua Vassouras, número 01, no Quitandinha. O evento será dividido em três momentos: 1) conceitual, 2) conhecimento da realidade dos territórios e 3) propostas para o combate à fome. Veja a programação completa abaixo.

Segundo o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar divulgado em junho deste ano pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN), mais de 33 milhões de pessoas vivem na situação de insegurança alimentar mais grave no Brasil.

Durante a jornada, a ideia é debater o tema e reunir propostas de soluções para enfrentar estes desafios. “Acreditamos que se iniciará um ciclo inovador e inspirador de participação e envolvimento amplo na discussão dos principais problemas que afetam a população de Petrópolis”, afirma Felix Rosenberg, diretor do Fórum Itaboraí.

Para participar do evento, é necessário fazer a inscrição on-line pelo formulário, ou presencialmente no Palácio Itaboraí. Para mais informações ou ajuda para preencher o formulário, o contato pode ser feito pelo WhatsApp: (24) 2246-1430 ou pelo e-mail: [email protected].

A comunidade do Amazonas, no Quitandinha, será a primeira a sediar uma jornada em Petrópolis. A ideia é que outros eventos ocorram em diferentes regiões da cidade, debatendo sempre um ODS vinculado com as condições de saúde da população e formulando propostas pertinentes para a ação intersetorial do poder público em conjunto com a sociedade.

Programação  (sujeita a alterações)

9h – Café-da-manhã: Pequena intervenção artística dando as boas-vindas aos participantes

9h30 – Abertura (com rápida explicação da Jornada)

Manhã 

10h – 10h15  – Vídeos produzidos pelos alunos de turmas do EJA  da Escola Municipal Gov. Marcelo Alencar
10h15 – 10h50 – Causas estruturais da Fome – Maria Emília Pacheco (Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional)
10h50 –  11h – perguntas
11h – 11h35 – Tecnologia Social: para uma economia alternativa – Felipe Addor  (Associação Brasileira de Ensino Pesquisa e Extensão em Tecnologia Social )
11h35 – 11h45 – perguntas
11h45 – 12h – Introdução ao tema Agroecologia e Agricultura Urbana – Thiago Cruz – Fórum Itaboraí
12h05 – 12h30 – Debate

12h30 – 13h30 – Almoço

Tarde 

13h30 -14h  –  Teatro do Oprimido
14h – 14h20 – relato da experiência do Verdejar Socioambiental- horta urbana e organização comunitária – a confirmar
14h20 – 14h40 – relato do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) – aproximação campo / cidade – Humberto Palmeira
14h40 – 15h – Políticas públicas como instrumentos para enfrentamento da fome em Petrópolis – Thalita Berti (COMSEA/ Petrópolis)
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).