Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Saúde

Pela primeira vez em Petrópolis, Hospital Alcides Carneiro realiza procedimento de radioablação da tireoide

Pela primeira vez em Petrópolis, o procedimento de radioablação da tireoide foi realizado no Hospital Alcides Carneiro, em um esforço conjunto do Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro (Sehac) e da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP-UNIFASE), sob o comando do cirurgião de cabeça e pescoço, Stéfano Fiúza.

O método usa radiofrequência para reduzir e inibir o crescimento dos nódulos da tireoide, e é realizado por meio de uma agulha-eletrodo de 1 milímetro de espessura conectada a um gerador, que é guiada por ultrassom e introduzida na glândula, onde “queima” o nódulo com calor de radiofrequência.

“A técnica permite que os pacientes se recuperem muito mais rapidamente, além de ser poupado de uma cirurgia, também não há necessidade de internação ou de afastamento do trabalho, com a liberação após um curto período de observação, de cerca de duas horas”, frisou o secretário de Saúde Marcus Curvelo.

O diretor-presidente do Sehac, Ricardo Patuléa, destacou a importância do procedimento: “Como um hospital de referência de alta complexidade em oncologia na região serrana, precisamos estar sempre atentos às novidades e dispostos a investir em tecnologias que venham para beneficiar os pacientes”.

O procedimento de radioablação é realizado pelo cirurgião após uma discussão com os outros médicos da equipe, como explica o médico Stéfano Fiúza: “É um procedimento para casos muito selecionados. Além de ponderar todas as questões com os pacientes e as suas famílias, as decisões terapêuticas são também divididas com médicos especialistas em endocrinologia, patologia e radiologia, garantindo uma avaliação multidisciplinar”.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).