Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

II Festival de Vedanta e Autoconhecimento de Petrópolis acontece neste mês

O II Festival de Vedanta e Autoconhecimento de Petrópolis acontece de 09 a 14 de maio, no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes em Itaipava, e promete dias de muitos ensinamentos, estudos, autoconhecimento, música, dança, a celebração do conhecimento e da cultura dos povos ancestrais, além de muitas outras atividades gratuitas como aulas de yoga e meditação.

Além do pavilhão principal, entre as novidades estão uma galeria de artes mostrando a cultura dos povos originários e a montagem de um palco na área externa para apresentações musicais durante os intervalos da programação principal. O espaço ao ar livre com quiosques de comidas e bebidas típicas também cresceu e nesta edição ganha mais opções e mais lugares para acomodação dos visitantes durante as refeições.

Outra grande novidade é a presença ainda maior de representantes dos povos originários de várias partes do mundo no festival, que, este ano, tem como tema “O futuro é ancestral”. Grande entusiasta e defensor da preservação e divulgação da cultura e tradições dos povos originários, o professor tradicional de Vedanta Jonas Masetti, idealizador do festival, conta que a harmonia que o ser humano busca já existe dentro das tradições dos povos originários na sua ancestralidade e que isso precisa ser resgatado.

“Este ano queremos aumentar a energia e a força do Festival, trazendo ainda mais transformação aos participantes. Por isso, a segunda edição começa em uma terça-feira e vai até o domingo. Estamos preparando tudo com muito carinho’, disse Masetti. O professor contou ainda que de acordo com a tradição védica, 2023 é um ano de transformação, em que será preciso que as pessoas mudem a maneira de pensar, sentir e se relacionar para poderem ter paz e harmonia na vida.

Entre as atrações já confirmadas está o Theyyam, um espetáculo cultural ritualístico indiano na forma de drama dançado, em que são personificados deuses e outros personagens da tradição védica. Nas apresentações, que são muito coloridas, são recriadas histórias através da dança e da música. Da Índia estão vindo quatro artistas que vão encenar, durante o festival, três espetáculos teatrais diferentes.

Durante os seis dias, a programação vai ter início às 6h da manhã com a cerimônia do fogo (homa) e aulas de Vedanta para os alunos que se inscreverem. A programação gratuita para o público em geral começa às 10h e vai até às 22h, com entrada franca.

O festival é uma iniciativa do Instituto Vishva Vidya e conta com o apoio da Embaixada da Índia, do Consulado Geral da Índia de São Paulo, do Consulado da Índia do Rio de Janeiro, do Petrópolis Convention & Visitors Bureau e da Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Turismo. Para recordar a primeira edição e acompanhar as novidades para 2023, basta acessar o Instagram oficial do evento: @festivaldevedanta ou o site https://festivaldevedanta.org.br.

Programação

9 de maio (abertura)

11h – abertura dos portões

13h – Cerimônia de abertura com a presença do embaixador da Índia

17h – Shows de música no palco externo 

18h – Palavras da professora Glória Arieira, precursora de Vedanta no Brasil e do professor Jonas Masetti, idealizador e realizador do festival. 

20h – Theyyam (apresentação cultural do Kerala)

10 a 13 de maio

10h – Trabalho de corpo (Yoga e Kung Fu)

11h – Apresentação (artísticas e culturais)

13h – Shows de música (foodtrucks vegetarianos e artesanato indígena)

14h – aulas de Vedanta

15h – Roda de Mestres

16h – Palestras (Economia Verde)

17h – Shows de música (foodtrucks vegetarianos e artesanato indígena)

18h – Vivências espirituais com povos originários (palco externo)

20h – Experiências únicas (filmes, artistas, música, dança e cerimônias tradicionais)

14 de maio (encerramento)

10h – Trabalho de corpo (Yoga e Kung Fu)

11h-14h – Cerimônia de encerramento

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).