Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Governo do Estado diz que vai atuar de forma política para garantir recursos federais para a nova pista de subida da serra

Elencada como uma das prioridades pelo movimento empresarial Petrópolis 2030, a nova pista de subida da serra será assunto em reunião com o governador Cláudio Castro. Prestes a ser aberta licitação para nova concessão da BR-040, a meta, sendo considerada uma agenda política, é garantir a execução da pista como prioridade, independentemente do modelo a ser adotado para a concorrência. Uma ação com peso político e que  pode ser decisiva para a execução da nova pista foi defendida pelo secretário estadual de Óleo, Gás e Energia, Hugo Leal, com representantes das 24 entidades empresariais que compõem o movimento na última semana no auditório da CDL Petrópolis. 

“Vamos mobilizar o governador para que seja uma tratativa política com o governo federal. Uma das possibilidades para as novas concessões é de a União assumir obras estruturais para que elas aconteçam em curto período de tempo e que não estejam atreladas ao plano de exploração das rodovias. Pela importância que a BR-040 tem para Petrópolis e todo o Estado do Rio, vamos levantar todas as alternativas possíveis para a nova concessão e toda a estrutura física que é necessária para a estrada operar com qualidade”, antecipou Hugo Leal.

Para o presidente da CDL, que lidera o movimento, é importante enfatizar que a agenda do Petrópolis 2030 segue em sincronia com o pleito da nova pista de subida da serra. “As demais propostas que foram identificadas pelos setores estão sendo levadas ao estado simultaneamente. Temos as prioridades como a nova pista de subida da serra, mas temas que podem ser trabalhados par e passo com os demais envolvendo outras áreas sempre visando a sua execução e como podem mudar a realidade de Petrópolis com a infraestrutura adequada e condizente com que a cidade precisa hoje para ser competitiva, ampliar sua qualidade de vida e atrair investimentos”, destaca o presidente da CDL Petrópolis, Cláudio Mohammad.

A nova pista de subida da serra, além de melhorias ao longo da BR-040, já foi identificada como um dos gargalos para o desenvolvimento não apenas de Petrópolis, mas para o Estado do Rio. “A nova concorrência é uma ‘janela’ que nos favorece para uma concessão em melhores termos. E o governo federal já sinalizou que pode aplicar recursos para garantir sua exequibilidade em curto período. Então, vamos por este caminho para pavimentar o futuro de Petrópolis”, conclui Hugo Leal.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).