Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Esporte

Duas vezes Rainha do Mar, atleta petropolitana participa do 28º Campeonato Brasileiro Interclubes de Águas Abertas

Petrópolis terá uma representante no Campeonato Brasileiro Interclubes de Natação. A nadadora Isabela Faria, de 16 anos, vai competir nesta 5ª etapa, que será realizada em Brasília, nesta sexta-feira (28). A Secretaria de Esportes apoia a atleta em diversas competições.

Isabela compete na categoria Júnior, ao lado de 129 atletas do Brasil inteiro nesta que é a maior competição da categoria de águas abertas. Será a primeira vez de Isabela em uma prova de 5km, já se preparando para o Sul-Americano, que será realizado entre os dias 10 e 17 de setembro, em Buenos Aires, na Argentina.

Aos 16 anos, Isabela já conquistou alguns títulos importantes, entre eles, o bicampeonato na competição Rei e Rainha do Mar, a maior do continente. “Esta é a minha prova preferida. Nadar do mar traz uma sensação de liberdade incrível e trago comigo estas experiências para me aperfeiçoar e chegar cada vez mais longe”, disse Isabela, que já participou 8 vezes da competição e em todas subiu no pódio, sendo duas vezes no lugar mais alto: 2 Ouros, em 2023, 5 medalhas de prata e 1 de bronze.

Quem é Isabela Faria, a atleta petropolitana duas vezes Rainha do Mar

Nascida em 12 de setembro de 2006 em Petrópolis, Isabela Faria começou sua jornada na vida de forma prematura. Com apenas sete meses de gestação encarou o seu primeiro desafio, uma UTI Neo natal. Assim essa história de superação começou, mas não parou por aí. Anos depois, foi diagnosticada uma perda auditiva decorrente de traumas do parto.

A natação entrou na sua vida aos seis anos de idade, por indicação médica para combater as crises de bronquite. Incentivada pela família, principalmente por sua mãe, Simone Faria, a atleta mirim participou de sua primeira competição aos nove anos. Na ocasião sua mãe também se inscreveu no intuito de incentivá-la.

“Pra incentivar eu também competi. Foi uma experiência muito legal, mas eu preferi ficar no papel de mãe. Me aposentei da vida de atleta para me dedicar ao sonho dela, que é e vai ser sempre o meu sonho independente de resultado. Ela vai ser sempre meu orgulho”, disse a mãe.

Novas competições surgiram e com elas mais um obstáculo. Sem o aparelho auditivo, Bela manifestou dificuldade para ouvir o apito de largada, consequentemente saltava posterior as outras competidoras. Ela aprendeu a conviver com mais essa barreira, focando na concentração, hoje, ela já consegue saltar melhor do que outros atletas.

Embora seja federada pelo Fluminense, de segunda a sábado, Bela treina em uma academia de Petrópolis que apoia a atleta. Além da dieta rigorosa, Isabela tem o auxílio de personal trainer na preparação física, para o fortalecimento da musculatura, e os treinos de saltos para aperfeiçoar a reação e a impulsão de seus mergulhos. A GR Sport patrocinou a viagem de Isabela para participar do 28º CBI. Em 2022, Bela fechou o ano com um total de 149 medalhas e 10 troféus.

“Reconhecemos a importância de incentivar e apoiar nossos atletas, que se dedicam incansavelmente ao esporte e colocam em evidência o nome de Petrópolis. Vamos estar aqui na torcida por mais um pódio e para que Isabela consiga a tão sonhada vaga para o Sul-Americano”, ressaltou o secretário de Esportes, Rafael Simão.

A organização do 28º Campeonato Brasileiro Interclubes de Águas Abertas – 2023 é da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA, em parceria com as Federações Filiadas e Promotoras da competição.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).