Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Município e Fiocruz firmam parceria para políticas públicas na periferia

A Prefeitura e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) firmaram o acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento do projeto “Fortalecimento das ações intersetoriais em territórios de elevada fragilidade social”. A iniciativa tem como objetivo principal promover a saúde, prevenir agravos e doenças, além de transformar a realidade desses territórios por meio da gestão participativa socioambiental e do direito humano.

“Para alcançar seus objetivos, o projeto irá se basear em uma abordagem participativa, engajando a comunidade e promovendo ações intersetoriais. Um dos primeiros passos será a realização de um Diagnóstico Participativo das condições de saúde, bem-estar social e ambiente, levando em consideração o Direito à Cidade e a Agenda 2030. Esse diagnóstico vai permitir a identificação das principais demandas e potencialidades locais, subsidiando as ações futuras”, explica o prefeito Rubens Bomtempo.

Com base nesse documento, o projeto irá se concentrar no desenvolvimento e fortalecimento da promoção da saúde, da gestão socioambiental e do direito à cidade nos territórios mais vulneráveis de Petrópolis. Além disso, serão criados e fortalecidos os Fóruns Comunitários e Conselhos Locais de Saúde.

“Um aspecto fundamental do projeto é a colaboração entre diferentes setores. Dessa forma, as secretarias municipais, principalmente as de Saúde e Assistência Social, assim como Educação e Meio Ambiente, serão envolvidas para promover ações intersetoriais efetivas. Essa abordagem colaborativa visa atender às necessidades da população de forma integrada, considerando a interdependência entre os diversos determinantes da saúde”, complementa Bomtempo.

Felix Rosenberg, diretor do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na saúde, unidade da presidência da Fiocruz em Petrópolis, destaca que este acordo é a continuidade de diversos arranjos entre a Fiocruz e a Prefeitura de Petrópolis desde a criação do Fórum Itaboraí em 2011. “Agora com maior profundidade porque consegue integrar as secretarias de Assistência Social e Saúde, tornando os trabalhos nas comunidades mais abrangentes, profundos e permitindo enfrentar de melhor maneira as desigualdades sociais como determinantes dos problemas de saúde”, diz.

Secretário de Saúde do município, Marcus Curvelo ressalta que o projeto representa um marco importante para a promoção da saúde. “Por meio de uma abordagem participativa, buscamos transformar a realidade desses territórios, fortalecendo a comunidade, promovendo ações intersetoriais e garantindo o direito humano à saúde e ao bem-estar social, com o engajamento de todos os envolvidos”, afirma.

A gestão do projeto é compartilhada entre a Fiocruz e a Prefeitura de Petrópolis. Ambas as partes são responsáveis pela coordenação, fiscalização, controle, acompanhamento e cumprimento do objeto do acordo. Para isso, são previstas reuniões periódicas e relatórios para garantir o monitoramento adequado das atividades e o alcance dos resultados esperados

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).