Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Agenda cultural

Últimos dias da exposição “Um oceano para lavar as mãos” no Centro Cultural Sesc Quitandinha

Neste sábado (16), o Cultural Sesc Quitandinha realiza vários eventos de encerramento da exposição “Um oceano para lavar as mãos”, mostra inaugural do Centro Cultural Sesc Quitandinha, com curadoria de Marcelo Campos e Filipe Graciano. O último dia da exposição é no domingo (17).

Confira a programação deste sábado:

10h30 – Mostra de cinema: curtas de Clementino Jr. na Sala das Crianças – “Jurema” (2014), “A fé” (2017), “Curai-vos” (2020)

11h30 – 2º Ateliê Aberto/ Gira de Cipriano

12h – 17h – Mostra de cinemaem looping na sala das crianças, acesso livre

15h – Seminário “Olhares locais e margens atlânticas”, com Flávio Gomes, Maurício Ferreira Jr. e Renata Aquino. “Olhares locais revelam mais e outras margens oceânicas insurgentes. É possível transpor as montanhas atlânticas de Petrópolis e invadir fronteiras das artes negras, com passado e presente revelando (ou escondendo)  acervos, museus e territórios quilombolas, com cenários e personagens. Com a presença de Renata Aquino e Maurício Vicente Ferreira Junior – pesquisadora e museólogo de destacadas  referências intelectuais – este seminário de encerramento é um convite para mais reflexões sobre sinais e sentidos artísticos, históricos e estéticos do Brasil Diaspórico Contemporâneo” (Flávio Gomes).

17h – Performance“Movimento-grafia”, com Azizi Cypriano

19h – Show“Milagres”, com Tiganá Santana

“UM OCEANO PARA LAVAR AS MÃOS”

A exposição “Um oceano para lavar as mãos”, que tem curadoria de Marcelo Campos e Filipe Graciano, reúne obras dos artistas Aline Motta, Arjan Martins, Ayrson Heráclito, Azizi Cypriano, Cipriano, Juliana dos Santos, Lidia Lisbôa, Moisés Patrício, Nádia Taquary, Rosana Paulino, Thiago Costa e Tiago Sant’ana, que ocupam um espaço monumental de 3.350 m² do Centro Cultural Sesc Quitandinha.

A exposição é acompanhada de uma programação gratuita de música, cinema, teatro, literatura, atividades infantis, oficinas e seminários. O Café Concerto do Centro Cultural Sesc Quitandinha, amplo teatro com capacidade para 270 pessoas, sedia a programação de música e cinema.  A curadoria de música é do cantor, compositor, violonista e poeta baiano Tiganá Santana. A mostra de cinema tem como curador Clementino Junior, cineasta dedicado à difusão da obra audiovisual racializada. Flávio Gomes, pesquisador do pensamento social e da história do racismo, da escravidão e da história atlântica, é o curador das ações da linguagem escrita, literária e oral, formatadas como seminários, na Biblioteca.

O grupo Pretinhas Leitoras, formado pelas gêmeas Helena e Eduarda Ferreira, nascidas em 2008 no Morro da Providência, no Rio de Janeiro, está à frente das atividades infantis, que são feitas na Sala de Crianças do CCSQ. Para ampliar a percepção do público das obras expostas, foram realizadas seis oficinas, incluindo o Ateliê de Artista, com o petropolitano Cipriano.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).