Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Município cobra apuração rigorosa sobre série de incêndios em ônibus da Petro Ita

A Prefeitura de Petrópolis oficiou o Ministério Público Criminal e a Polícia Civil pedindo apuração rigorosa após mais um incêndio em ônibus, registrado na madrugada desta terça-feira (5). Um coletivo foi incendiado no bairro Siméria dez dias depois de fato similar ter acontecido na Avenida Getúlio Vargas, no Quitandinha.

O tema também está na pauta de reunião extraordinária do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (Comutran). Uma série de coincidências chamam a atenção: dois eventos da mesma natureza (incêndio), que atingiram veículos de uma mesma empresa (a Petro Ita), e ambos ocorreram durante a madrugada. Tudo isso quase sete meses após o incêndio de grandes proporções na garagem da Petro Ita e da Viação Cascatinha, que destruíram mais de 70 ônibus. As duas empresas, juntas, atendem a 40% do município.

“Há quase sete meses ocorreu o incêndio criminoso, conforme laudos do Corpo de Bombeiros e da CPTrans, e até agora não tivemos acesso ao laudo da Polícia Civil. Queremos que os responsáveis sejam identificados e punidos. Queremos e exigimos respostas dos órgãos de segurança”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

O presidente da CPTrans, Thiago Damasceno, vê com estranheza mais esse episódio de ônibus incendiado. “Em menos de uma semana, foram dois ônibus da mesma empresa incendiados em circunstâncias muito parecidas. E tudo isso meses depois de um grande incêndio que destruiu mais de 70 ônibus. Isso precisa ser investigado e com rigor”, comentou Damaceno.

Para o prefeito Rubens Bomtempo, esses episódios tem como objetivo gerar o caos no transporte público, que vinha sendo reestruturado antes do grande incêndio no dia 9 de maio, com a renovação gradual da frota. “Não vamos nos calar. A população petropolitana quer respostas e vamos cobrar para que os responsáveis sejam punidos”, ressaltou o prefeito.

Nota da Petro Ita

“A Petro Ita informa que a diretoria da empresa vai à delegacia registrar a ocorrência para o início de uma investigação. Ninguém ficou ferido e qualquer dano material na região já está sendo reparado.

“Em 28 anos de atuação em Petrópolis, nunca havia sido registrado qualquer caso de incêndio até maio deste ano.

“Após o incêndio na garagem, identificado como criminoso, ainda sem os devidos culpados, a empresa enfrenta dois novos episódios, durante a madrugada, em uma semana.

“Por um motivo ainda desconhecido e que precisa ser investigado, os incêndios sempre aconteceram da mesma forma. Diante disso, a empresa segue reforçando, desde maio, todo o esquema de segurança da garagem, com investimento em iluminação, câmeras de monitoramento, treinamento e vigilância, o que será ampliado ainda mais, após os últimos casos.

“Por fim, mesmo depois de todas as ocorrências, a empresa continua com a operação normalizada e mantém o planejamento de reestruturação, recuperação e renovação da frota”, encerra a nota.

Prefeitura vai realizar a licitação das linhas da Viação Cascatinha

Por meio da CPTrans, a Prefeitura anunciou também a licitação das linhas operadas atualmente pela Viação Cascatinha. O edital deve ser publicado ainda neste ano. “Há dois anos estamos aguardando um posicionamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que não avaliou um embargo da empresa de ônibus com relação a licitação. Vamos dar continuidade ao processo licitatório porque a questão é urgente”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).