Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Plano de Ação para o calor intenso do verão 2023/2024 vai contar com pontos de hidratação em Petrópolis

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil lançou o Plano de Ação para o calor intenso do verão 2023/2024, com o objetivo de nortear as ações de resposta em situações de temperaturas acima da média e estabelecer as atribuições de cada órgão envolvido no plano para mitigar possíveis ameaças à saúde da população.

O documento conta com a integração das secretarias municipais de Proteção e Defesa Civil, Saúde, Assistência Social e Comdep, além do órgão municipal Águas do Imperador, responsável pelo fornecimento de água nos bebedouros que serão instalados nos pontos de hidratação, localizados em todo município, sendo eles: Praça Dom Pedro II (Centro), Praça da Inconfidência (Centro), Terminal Itamarati (Quissamã), Terminal Itaipava (Itaipava), Praça CEU (Posse), Praça de Nogueira (Nogueira) e no Centro Cultural Celina de Oliveira Barbosa (Pedro do Rio).

“O planejamento das ações se faz necessário para que possamos atender a população de forma a contribuir com a hidratação de todos nos dias quentes do verão. Contamos com dois enfermeiros em cada um dos pontos de hidratação, tenda fornecendo o atendimento, agentes da Comdep para efetuar o recolhimento do lixo gerado, viaturas da Defesa Civil percorrendo os pontos de hidratação para que, em caso de emergência, possa auxiliar à população, além de equipes da Assistência Social com rotas de distribuição de água para pessoas em vulnerabilidade”, disse o Secretário de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, tenente-coronel Gil Kempers.

O critério do acionamento do Plano de Ação para calor intenso do município de Petrópolis é feito a partir da análise das condições do tempo, que ao indicar a possibilidade de registros de temperatura máxima acima de 30ºC por dois dias consecutivos, é mobilizado.

“Começou o verão no Brasil, uma época em que recebemos maior quantidade de radiação solar e as temperaturas são mais elevadas. Já estamos com condições mais características do verão e com a atuação do fenômeno climático El Niño, são esperadas temperaturas ainda mais elevadas aqui pro sudeste brasileiro. Desta forma, é importante pensar em planos de ação para ondas de calor ou até mesmo para episódios de calor intenso que podemos enfrentar nos próximos meses, com temperaturas passando dos 30°C aqui no município, que em geral apresenta temperaturas mais amenas”, esclareceu Giselle Petrungaro, meteorologista da Defesa Civil de Petrópolis.

Além dos pontos acionados por meio deste Plano de Ação, a Águas do Imperador já disponibiliza, diariamente, outros 21 pontos de hidratação ao longo da cidade. Acesse o Plano de Ação para o calor intenso do verão 2023/2024 disponível na página da Prefeitura e saiba mais.

Serviço

Horário de funcionamento dos pontos definidos neste plano: das 10h às 16h (nos dias de atingimento do critério previamente determinado e acionamento deste Plano de Ação).

Localização dos pontos de hidratação:

Praça Dom Pedro II (Centro)
Praça da Inconfidência (Centro)
Terminal Itamarati (Quissamã)
Terminal Itaipava (Itaipava)
Praça CEU (Posse)
Praça de Nogueira (Nogueira)
Centro Cultural Celina de Oliveira Barbosa (Pedro do Rio)

Plano de Contingência para o verão 2024

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil também lançou o Plano de Contingência para chuvas intensas. São 52 órgãos envolvidos no planejamento de resposta e de atendimento para casos de movimentos de massa, inundações, rolamentos de blocos rochosos, alagamentos, enchentes, ventos intensos e tempestades, fenômenos estes recorrentes durante o verão.

O Plano de Contingência para chuvas intensas para o verão 23/24 define o que cada órgão e cada instituição deve fazer no caso de acionamento para resposta às chuvas na cidade, objetivando a eficácia de resposta à população e o retorno da situação de normalidade em caso de desastre.

A Defesa Civil reforça a orientação para a população ficar atenta aos informes, e que em caso de chuva forte com potencial risco à população, situação em que é acionado o primeiro toque das sirenes, os moradores da área de risco devem buscar imediatamente o ponto de apoio mais próximo. “Orientamos sempre que em caso de chuva forte, a população não entre em pânico. Por isso a importância de estar alinhado às orientações da Defesa Civil, conhecer o Plano de Resiliência Individual, ter sua mochila de emergência com os pertences de primeira necessidade separados para o caso de mobilização rápida até o ponto de apoio”, disse a Diretora de Capacitação e Treinamento, tenente Camila Nunes.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).