Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Agenda cultural

Orquestra Carnavalesca Kutanda relembra os grandes carnavais no Quitandinha neste sábado

Sob a batuta de Dudu Rezende, dez músicos (vozes, sopros, percussão e cordas) formam a Orquestra Carnavalesca Kutanda, nesta apresentação inédita neste sábado (13), às 18h, no Centro Cultural Sesc Quitandinha, que traz de volta a alegria dos bailes de carnaval do Quitandinha. O show integra a programação da exposição “Da Kutanda ao Quitandinha – 80 anos”, em cartaz até 25 de fevereiro de 2024.

Haverá uma van gratuita para ida e volta, que sairá às 14h da Praça Visconde de Mauá, na Rua Visconde de Bom Retiro, Centro. As vagas são limitadas e obedecerão a ordem de inscrição no formulário que está no link –https://forms.gle/s4jgyDDB4jgqe4B29.

Sambas, marchas e frevos, entre outros ritmos estão no programa da Orquestra Carnavalesca Kutanda músicas de Chiquinha Gonzaga, Moacir Santos, Hermeto Paschoal e Capiba.

Às 15h, haverá ainda a oficina interativa “Montações de Carnaval”, coordenada pela drag queen, DJ, make up artist, produtora cultural e performer Onírica (@afronirica), para a criação de máscaras e adereços de carnaval, de modo a que os participantes “explorem suas personalidades e sintam a essência e a liberdade dos bailes dos anos 1950”. Onírica partiu dos figurinos e das cenografias de Tomás Santa Rosa (1909-1956) – artista homenageado na exposição “Da Kutanda ao Quitandinha – 80 anos” – para mostrar técnicas e conhecimentos de texturas, combinações de cores, profundidade e junção de peças. “Assim todos vão criar suas fantasias e estar prontos e animados para o Carnaval do Centro Cultural Sesc Quitandinha”, diz . “A proposta dessa oficina é fazer uma cruzamento dos adereços e da exuberância do carnaval de rua inspirados nas pesquisas de Tomás Santa Rosa com a bela instalação que é o Palácio Quitandinha, nos levando a refletir sobre os espaços e territórios do povo negro e sua influência na cultura petropolitana”, afirma Onírica.

A capacidade da oficina é de 30 pessoas.

Serviço

Avenida Joaquim Rolla, nº 2, Quitandinha, Petrópolis

Terça a domingo, e feriados, das 10h às 17h (conclusão do itinerário até as 18h)

Visitas guiadas: terças a domingos e feriados, das 10h às 16h30 (conclusão do itinerário até as 18h)

Visitação ao entorno do Lago Quitandinha: terças a domingos e feriados, das 9h às 17h (em caso de chuva a visitação é suspensa)

Entrada gratuita.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).