Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Agenda cultural

Show de Alaíde Costa e seminário sobre Wilson Tibério encerram a programação da mostra “Da Kutanda ao Quitandinha – 80 anos”

Neste sábado (24), o Centro Cultural Sesc Quitandinha recebe o seminário gratuito “Wilson Tibério – Contribuições para uma memória negra”, às 15h, com curadoria do historiador Bruno Pinheiro. Os participantes são o sociólogo Mário Augusto Medeiros, da Unicamp, que fará a conferência inaugural do seminário; Júlio Menezes, diretor e curador do Instituto de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro); Gabrielle Nascimento, educadora do Museu Afro Brasil, em São Paulo; e Filipe Graciano, arquiteto urbanista e curador, junto com a historiadora Renata de Aquino, do Núcleo 1 da mostra “Da Kutanda ao Quitandinha – 80 anos”, no Salão Dom Pedro.

Um dos destaques da exposição “Da Kutanda ao Quitandinha – 80 anos” – que fica em cartaz até o dia 25 de fevereiro de 2024 – o artista gaúcho Wilson Tibério (1920-2005) migrou aos vinte anos para o Rio de Janeiro, então capital federal, onde começou a publicar na imprensa seus desenhos que fazia do cotidiano da cidade, em especial os registros da extrema desigualdade social existente.

Crédito: Murilo Alvesso (@mualvesso)

Às 18h haverá o show de Alaíde Costa “50 anos depois daquele disco com Oscar”, no Café-Concerto, com entrada gratuita. O espetáculo integra a programação cultural da exposição “Da Kutanda ao Quitandinha – 80 anos”, com curadoria-geral de Marcelo Campos, que termina no dia seguinte, 25 de fevereiro.

Carioca nascida em 8 de dezembro de 1935, Alaíde Costa é celebrada mundo afora, e tem 25 álbuns de carreira, além de compactos simples, outros projetos e quase 80 participações em discos e shows. Em outubro do ano passado ela se apresentou no Carnegie Hall, em Nova York,  no show “Bossa Nova: The Greatest Night”, junto com Seu Jorge, Daniel Jobim, Carlinhos Brown, Roberto Menescal, entre outros artistas.

No show no Centro Cultural Sesc Quitandinha, Alaíde Costa será acompanhada pelo violonista Gabriel Deodato e pelo flautista Alexander Souza, e no programa ela vai revisitar os clássicos do disco com Oscar Castro Neves como: “Amigo Amado” (Alaíde Costa/Vinicius de Moraes), “Outono” (Billy Blanco), “Só Não Vem Você” (Carlos Lyra/Ronaldo Bôscoli), “Noturno em Tempo de Samba” (Custódio Mesquita/Evaldo Ruy) – a primeira música cantada por Alaíde, em um programa de calouros –, “A Dama de Vermelho” (Pedro Caetano/Alcyr Pires Vermelho), “Companheira da Manhã” (Oscar Castro Neves/Regina Werneck), entre outras.

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).