Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Agenda cultural

Flipetrópolis começa com a mostra inédita “Portinari para Crianças” no Palácio de Cristal

A primeira edição do Flipetrópolis – Festival Literário Internacional de Petrópolis – entra em cartaz com a exposição educativa “Portinari para Crianças”, inédita no país, que traz 42 reproduções de obras do pintor Candido Portinari. A exposição será inaugurada nesta segunda-feira (18), às 19h, no Palácio de Cristal e a entrada é gratuita. A curadoria da exposição é de João Candido Portinari, fundador e diretor-geral do Projeto Portinari e Guilherme de Almeida, coordenador do Núcleo de Arte e Educação do Projeto Portinari.

O Flipetrópolis é patrocinado pelo Grupo Águas do Brasil, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Petrópolis.

Meninos Brincando (1955) – Candido Portinari

O Festival vai acontecer entre os dias 1.º e 5 de maio (quarta-feira a domingo), no Palácio de Cristal e tem como tema “Arte, Literatura, Liberdade e Educação”. O presidente do festival é o jornalista e gestor cultural Afonso Borges, responsável também pelo Fliaraxá, Flitabira, Fliparacatu e o projeto “Sempre um Papo”, vigente há 38 anos. São também curadores do Flipetrópolis os escritores Sérgio Abranches, Tom Farias e Gustavo Grandinetti.

Um dos pontos altos do Festival é o Prêmio de Redação e Desenho, que envolve toda a comunidade escolar da região, premiando, em dinheiro, estudantes entre 4 e 18 anos; e seus professores recebem livros. O motivo principal da exposição acontecer agora, dois meses antes do evento, é que ela é fonte de inspiração para os alunos redigirem o texto concorrente ao Prêmio, que tem como tema “Arte, Literatura e Liberdade”. Podem participar do concurso alunos de escolas públicas e privadas de Petrópolis. Ao todo, são cinco categorias (duas para “desenho” e três para “redação”), sendo que cada uma conta com 1.º, 2.º e 3.º lugares.

O objetivo do Prêmio é revelar novos talentos literários e incentivar os hábitos de leitura, escrita e arte. Mais informações, assim como o regulamento do prêmio, folha de redação e desenho e autorização de participação podem ser encontradas no site do Festival (www.flipetropolis.com.br). As obras da exposição contarão com QR Codes que disponibilizarão opções de acessibilidade em audiodescrição e Libras.

Para o curador da exposição “Portinari para Crianças” Guilherme de Almeida, é possível traçar um paralelo entre as obras de Portinari que integram a exposição e o Flipetrópolis. “Os paralelos entre as duas expressões artísticas são notáveis, especialmente considerando o caráter narrativo presente nas obras de Portinari. Assim como um autor cria histórias com as palavras, Portinari pintava narrativas visualmente impactantes. As pinturas selecionadas para a exposição contam histórias vívidas da infância, repletas de emoção, desafios e alegria. Da mesma forma, o Festival Literário busca contar histórias por meio das palavras, criando uma ponte entre a linguagem visual das obras de Portinari e a linguagem literária. Ambos os eventos celebram a narrativa como uma forma poderosa de transmitir experiências e reflexões. A exposição e o festival convergem na promoção da narrativa como uma ferramenta essencial para a compreensão do mundo, proporcionando aos espectadores e participantes uma experiência rica e envolvente que transcende as fronteiras entre as artes visuais e literárias. Portinari era amigo de Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Mário de Andrade, Oswald Andrade, Olegário Mariano, Manoel Faria, Jorge Amado, Guilherme de Almeida, entre tantos outros”, lembra o curador.

Serviço

Festival Literário Internacional de Petrópolis – Flipetrópolis
De 1.º a 5 de maio de 2024, de quarta-feira a domingo
Local: Programação presencial no Palácio de Cristal (R. Alfredo Pachá, s/n – Centro), e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @flipetropolis
Entrada gratuita.

Mais informações: www.flipetropolis.com.br

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).