Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cinema

Cineclube Casa Stefan Zweig exibe filme “Uma Joia entre as montanhas” com a presença do diretor e convidados

Neste sábado (13), o Acervo Cesar Nunes – a maior – e talvez mais importante – coleção audiovisual particular do Brasil – será apresentado ao público no Cineclube Casa Stefan Zweig, às 17h. Com entrada franca, a exibição do documentário Uma Joia entre as Montanhas (Brasil, 2014) de Alexandre Pena e Marcio Nunes, será seguida de debate com o diretor do filme, a cineasta e pesquisadora Aline Castella (que atualmente faz a gestão de parte do acervo no Centro de Cultura) e Marcio Nunes, neto de Cesar Nunes, jornalista, montador, arquivista, herdeiro e mantenedor do acervo. Marcio levará alguns equipamentos e memorabilia da época.

O filme Uma joia entre as montanhas resgata imagens do acervo do jornalista, cinegrafista e cineclubista César Nunes. A obra apresenta material produzido ao longo de quase setenta anos. O Acervo Cesar Nunes abrange mais de três décadas de história do Brasil com narração de Cid Moreira. A valiosa coleção documenta momentos marcantes da história do país, quando a capital ainda era o Rio de Janeiro. Contém desde cenas da posse do presidente Humberto Castelo Branco até o retorno de Leonel Brizola do exílio, em 1979. O filme contrasta imagens de arquivo com cenas atuais da cidade de Petrópolis,

A programação do projeto Cineclube Casa Stefan Zweig é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e tem o apoio da Prefeitura de Petrópolis e Instituto Municipal de Cultura, através da Lei Paulo Gustavo.

Convidados 

Aline Castella é documentarista, pesquisadora e cineclubista, formada em pintura pela EBA-UFRJ com mestrado em Educação, Comunicação e Cultura pela FEBF-UERJ. É diretora, roteirista e pesquisadora dos documentários em curta-metragem Guarany – Eu sou o menino do Cinema Paradiso (2019) e Cinema é Drops (2021). Atuou em outras obras audiovisuais, como produtora, pesquisadora iconográfica, assistente de direção e de produção. Através do projeto Cinema360° vem realizando mostras, exposições e oficinas nas áreas de Artes Visuais e Audiovisual desde 2008.É vencedora do Prêmio Maestro Guerra Peixe de Cultura em 2021 na Categoria Audiovisual pelos mais de 10 anos de atividade no setor. Desde 2022, gerencia o Centro de Cultura Raul de Leoni em Petrópolis.

Marcio Nunes é jornalista, produtor, montador, arquivista, cinegrafista, exibidor e mantenedor do Acervo Cesar Nunes. Neto e herdeiro apaixonado, tem divulgado a coleção em mostras e festivais, democratizando as imagens que ajudam a contar a história do Brasil.

Alexandre Pena atua no setor audiovisual desde 1995. Produziu cinco documentários produzidos, entre eles 88 Fonte do amanhã, sobre o processo que levou à promulgação da Constituição de 1988, seus personagens e seus conflitos. Desde 1997, atua em diversas produtoras e emissoras de TV, produzindo, editando e dirigindo séries. Ganhador dos prêmios Japan Prize, Prix Jeunesse, Recine, Goiás Velho.

Sobre o projeto

Desde 2013, o Cineclube Casa Stefan Zweig exibe filmes inspirados na obra de Stefan Zweig e documentários, com sessões mensais sempre seguidas de debate com convidados. É um espaço de trocas e reflexão sobre diferentes temas sensíveis às comunidades petropolitanas como a cidade, direitos, combate ao racismo e à intolerância, literatura, artes visuais, psicanálise, música, história, sempre com entrada franca.

Buscando valorizar a produção local e formar plateia de diferentes idades para as sessões do nosso cineclube, a programação dessa proposta cultural conta com filmes realizados por pessoas que pensam a cidade, sua história, e a importância de alguns de seus personagens.

Serviço

Local: Casa Stefan Zweig – Rua Gonçalves Dias, 34 – Valparaíso

Data: 13 de abril (sábado)

Horário:  17h

Entrada franca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).