Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

Secretaria de Saúde inicia novo curso de gestantes integrado à Rede Cegonha

A Secretaria de Saúde vai retomar o calendário de atividades da Rede Cegonha, programa federal que não foi implantado em sua totalidade em Petrópolis. Para a próxima semana está programada a retomada das aulas direcionadas às gestantes no Ambulatório Escola. O Rede Cegonha é importante principalmente para as mães jovens. Das gestantes cadastradas na Secretaria de Saúde do município, 17% são adolescentes.

Todas as gestantes do município, ao buscarem atendimento em algum posto de saúde da rede, recebem as orientações no período do pré-natal e o encaminhamento para o curso de gestantes.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, destacou a importância de investir nos projetos da saúde da mulher. “Vale destacar que já fizemos a reposição dos kits que compõe a Rede Cegonha nos postos de saúde, onde a gestante recebe uma pasta com orientações para acompanhamento durante todo o período da gravidez e amamentação”, informou.

A enfermeira responsável pelo curso, Aline Furtado, destacou que não é preciso fazer inscrição ou esperar formar turmas para que as interessadas possam participar. Basta que a gestante vá ao Ambulatório Escola as terças-feiras, a partir das 14h.

“O curso é baseado nos componentes da Rede Cegonha, como gestação, mudança no corpo, cuidados com a higiene do neném, amamentação, parto e planejamento familiar. No quinto encontro utilizamos como tema algumas dúvidas da gestante ou um tema sazonal, como o caso da zika, em que alertamos sobre a prevenção da doença”, explicou.

Aline ainda destaca que no último dia é distribuído o kit para compor o enxoval das gestantes.

“Nós recebemos doações e então montamos um kit com toalha, fralda, material de higiene e peças de roupa. A gestante que tiver interesse pode vir até o Ambulatório Escola, que fica na Rua Hívio Naliato, 899. Ou ligar para o telefone 2235-2224”.

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa programar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Alto índice de gravidez durante a adolescência

A Secretaria de Saúde divulgou um balanço das gestantes atendidas pelo município no ano de 2016. Das 3.142 cadastradas, 17% são adolescentes, sendo 14 meninas com idade média de 10 a 14 anos e 540 na faixa etária de 15 a 19 anos. Os dados foram computados através dos atendimentos em todos os Postos de Saúde da Família (PSFs), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Centro de Saúde.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).