Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

[Saúde] Os benefícios do Pilates

Que a prática de exercícios físicos é fundamental, todo mundo já sabe. Porém, se mesmo assim, você não pratica ou então procura uma opção diferente para se exercitar, o Pilates, criado pelo alemão Joseph Pilates, pode ser uma boa opção.

Confira na entrevista abaixo quais são as suas principais características e o porquê dele ter ficado tão querido entre o mundo das celebridades.

Letícia Agostino, fisioterapeuta e especializada em Pilates, conta como os exercícios podem fazer diferença em nossas vidas e tudo o que você precisa saber sobre a modalidade:

Quais são os maiores benefícios trazidos aos praticantes de Pilates?

Os benefícios são infinitos. A respiração, o alongamento, a coordenação motora, o equilíbrio, fluidez, e a mobilização da articulação são alguns deles. É ótimo para quem tem dores, problemas na coluna ou nos joelhos e é muito usado para patologias ou mesmo para prevenção. Além disso, trabalha na definição da musculatura.

Há restrições na prática desses exercícios?

Restrições não existem. Até crianças podem fazer pilates! Apenas advertimos as grávidas para não exagerarem nos exercícios. Existem mulheres que nunca fizeram nenhum tipo de exercício e quando ficam grávidas, querem pegar pesado.

A maioria dos seus pacientes se encaixa em qual quadro?

A faixa etária de maioria é entre os 40 e 50 anos e chegam aqui através de indicação médica para algum tratamento ou prevenção.

Qual a maior diferença entre a musculação e o pilates?

O Pilates define o corpo sem a hipertrofia, trabalha a consciência corporal e a globalidade dos músculos. Usa molas, e dificilmente alguns pesos de baixa intensidade.

Qualquer pessoa pode dar aulas da modalidade?

Não, é necessária uma especialização. A maioria das pessoas que fazem esse curso são fisioterapeutas, educadores físicos e até mesmo bailarinos profissionais.

Para quem busca uma vida mais tranquila e saudável, o Pilates é uma ótima solução. Ainda mais sabendo que ajuda também no emocional do paciente. Afinal, a concentração e a respiração são aliadas essenciais na hora de praticar a modalidade, resultando em autocontrole e equilíbrio.

ellenEllen Bessa é estudante de jornalismo e dedica muito do seu tempo na vida de blogueira, falando de diversos assuntos e trazendo entrevistas com especialistas em seu Blog “Papo à Bessa” .
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).