Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Lojas abertas nos dias da Proclamação da República e da Consciência Negra

Tanto no dia da Proclamação da República (15) quanto no Dia da Consciência Negra (20), o comércio estará aberto em Petrópolis. A medida foi possível graças ao acordo assinado na Convenção Coletiva entre empresários e comerciários.

Com o acordo, todo o comércio da cidade poderá abrir as portas. “As lojas abertas são um atrativo para o consumidor que vem de fora e uma oportunidade a mais para o público interno poder aproveitar as ofertas das lojas e consumir”, pontuou o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio), Marcelo Fiorini. As lojas dos distritos, incluindo Itaipava, funcionam devido ao acordo específico entre lojistas e funcionários, que vale até 2015.

O presidente do Sicomércio acredita em um aumento no movimento das vendas no mês, uma vez que, em 2013, as lojas ficaram fechadas. “A abertura das lojas nos feriados acaba sendo boa para todos, pois movimenta a economia da cidade, uma vez que o comércio é o setor que mais gera empregos na cidade. Além disso, os funcionários ganham uma renda extra, e têm garantido o direito de folga”, afirmou Fiorini.

Os funcionários que trabalharem nestas datas terão direito ao pagamento das horas efetivamente trabalhadas, com adicional de 100% – que deverá ser pago no dia, mediante vale, e ser lançado no contracheque no fim do mês; R$ 10, a título de lanche; vale-transporte referente ao feriado trabalhado; e uma folga compensatória, que deverá ser concedida em até 30 dias após o feriado.

Supermercados, mercados, minimercados, farmácias e drogarias, materiais de construção e atacados de aviamentos ficam excluídos do acordo.

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).