Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Projetos Sociais

Plataforma oficial do Transforma Petrópolis é lançada

Nesta semana, o governo municipal, a equipe do Transforma Petrópolis e as Organizações Não-Governamentais (ONGs) cadastradas no projeto comemoraram o lançamento da plataforma oficial do movimento, que vai conectar instituições sociais que precisam de ajuda e voluntários que querem ajudar.

O sistema já está em pleno funcionamento e permite os internautas conhecerem um pouco mais sobre as ONGs e suas ações. Para participar, o usuário precisa fazer o cadastro. Depois, ele preenche seu perfil com informações pessoais, habilidades e horários disponíveis para o voluntariado. O voluntário pode se candidatar a uma vaga, ver as opções já ofertadas ou até ser convidado por uma instituição. Para chegar até este importante momento, muito trabalho vem sendo realizado desde julho de 2015, como encontros com as organizações, empresas, comunidades, universidades, meios de comunicação, instituições religiosas, articulações com Recife, cidade inspiradora da iniciativa, além da capacitação de 70 instituições sociais cadastradas.

“Agora precisamos trabalhar para difundir a plataforma. Porque a partir dela, num só lugar, voluntários encontram muitos caminhos para ajudar e as instituições sociais têm onde mostrar seu trabalho e divulgar o que precisam”, ressaltou a articuladora do Transforma Petrópolis, Luciane Bomtempo. “Já estamos pensando na segunda versão da plataforma, que vai contar com novas funcionalidades e com espaço para doações. Outra iniciativa será a instalação do voluntariômetro no município, com a contagem de horas de trabalho voluntário feito pelas pessoas da cidade”, acrescentou Luciane.

A plataforma conta com um sistema inteligente, que sugere vagas de acordo com a disponibilidade e perfil da pessoa. No entanto, também é possível pesquisar por bairro, por causas ou uma pesquisa específica. Se tudo der certo, o candidato é convidado para uma entrevista pessoal. Outra novidade é o currículo social, que registra as atividades voluntárias realizadas por cada usuário, incluindo também uma avaliação. Este currículo, já num formato tradicional, poderá ser apresentado em oportunidades de emprego, concursos e outras oportunidades que valorizam o voluntariado.

“Este dia está sendo muito aguardado. A partir de agora, o protagonismo é das ONGs, projetos e voluntários. O governo colabora com a gestão da plataforma, mas quem faz com que ela se movimente são as pessoas”, afirmou o prefeito Rubens Bomtempo, que também preencheu uma das vagas disponíveis durante o evento e anunciou outras medidas para ampliar ainda mais a rede de solidariedade. “No final do ano, vamos abrir 400 vagas para estágio no Poder Executivo municipal e o trabalho voluntário vai contar como pontuação diferenciada no processo seletivo”.

A capacitação e os encontros regulares entre as instituições cadastradas vão continuar. “Também estamos lançando, em toda a cidade, a nossa campanha de mobilização social. O objetivo é que ela viralize, mostrando a todos que fazer o bem também nos transforma”, explicou Thaís Ferreira, coordenadora do Transforma Petrópolis. Inclusive a conceituação, o desenho de peças gráficas e o vídeo de lançamento desta campanha foram desenvolvidos por empresas petropolitanas que quiseram voluntariamente contribuir com o movimento. “O Transforma Petrópolis já nasceu assim, com parceiros se voluntariando. A logomarca, a assessoria de comunicação, impressões gráficas, publicidade em jornais, tvs e rádios locais, videos, tudo isso é fruto de trabalho voluntário. E até parcerias com universidades e instituições de caridade estão dando frutos! A gente vai caminhando a agregando parceiros fundamentais, sem os quais o movimento não teria a mesma dimensão!”, comemora Thaís.

O projeto C3, representado por Hélito Couto, foi uma das primeiras ONGs cadastradas no Transforma Petrópolis. A instituição oferece oportunidades para crianças e adolescentes em risco social. “Estamos olhando esta iniciativa de uma forma bem otimista. Precisamos tecer uma rede sólida, para atender aqueles que precisam. Com isso e de mãos dadas, conseguimos proteger e salvar muito mais vidas”.

Sylvia Barragat é voluntária desde 2006 em uma ONG atuante nas áreas da infância e adolescência em Petrópolis. Ela contou que a experiência de se voluntariar mudou também a vida dela, que hoje é formada em Serviço Social. “Quando a gente doa nosso tempo com aquilo que sabemos fazer, e nem precisa ser tanto tempo assim, percebemos como podemos contribuir com a vida dos outros. E isso transforma a maneira como vemos o mundo, percebemos que podemos fazer a diferença”.

Sobre o Transforma Petrópolis

O Transforma Petrópolis é um movimento de construção de uma rede de solidariedade na cidade, cujo objetivo é fortalecer, de um lado, a cultura do voluntariado, e de outro, empoderar as organizações do Terceiro Setor, conectando quem precisa com quem quer ajudar, por meio de uma plataforma digital inclusiva. Atualmente, o movimento tem ativos na plataforma 990 voluntários e 70 instituições e projetos sociais atuantes no município, que já haviam se pré-cadastrado, nas etapas anteriores do movimento. Para se cadastrar e participar da transformação que já está acontecendo na cidade é preciso acessar: www.transformapetropolis.com.br.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).